Cooperativa reforma banheiros da Creche Maria de Nazaré

Instituição que atende crianças carentes estava na mira da Vigilância Sanitária, após ter chuveiros e torneiras furtados

Postado em: 02-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cooperativa reforma banheiros da Creche Maria de Nazaré
Instituição que atende crianças carentes estava na mira da Vigilância Sanitária, após ter chuveiros e torneiras furtados

Mais de 100 pessoas atendidas pela Creche Maria de Nazaré, em Aparecida de Goiânia, já podem se sentir mais aliviados com o funcionamento da instituição. Na mira da Vigilância Sanitária, há cerca de dois meses, a entidade estava na iminência de fechar as portas, devido às precárias condições dos banheiros.

Não bastassem as constantes dificuldades econômicas para a manutenção, a creche ainda havia sido invadida por ladrões e teve as torneiras e chuveiros furtados. Mas a história mudou de rumo, após a ajuda da cooperativa Sicoob Unicentro Brasileira, que assumiu a reforma das instalações.

Continua após a publicidade

As obras na creche, iniciadas em abril, foram inauguradas na semana passada, ocasião em que as crianças foram recebidas por voluntários da cooperativa com brinquedos, pula-pula, piscina de bolinhas, cachorro-quente, pipoca e algodão doce. Foram feitas a reestruturação dos banheiros e as adequações na encanação do local.

A iniciativa da Unicentro Brasileira integra o projeto Dia de Cooperar (Dia C) 2016. É um programa de responsabilidade social desenvolvido de forma voluntária por cooperativas de todo o País, ao longo do ano. Em Goiás, é apoiado pelo Sistema OCB/Sescoop-GO, entidade que representa, fomenta e capacita o cooperativismo no Estado.

Antes da reforma, a Unicentro Brasileira já havia colaborado com a creche com doações de cestas básicas e brinquedos. Agora, a cooperativa estuda a possibilidade de desenvolver um projeto continuado junto à instituição, que ainda carece de muitos recursos e de ajuda. A Creche Maria de Nazaré fica no Setor Independência das Mansões e está sob os cuidados da aposentada Deusina Barros Vieira, 63, conhecida como Tia Deusina.

Ela está à frente deste trabalho há mais de 20 anos. Começou reunindo famílias e crianças carentes para atividades nas ruas, com brincadeiras e educação cristã. Em meados da década de 90, conseguiu a doação de um lote da prefeitura e construiu, a partir de arrecadações e muito esforço, a atual estrutura da creche.

Hoje, Tia Deusina e duas voluntárias atendem 30 crianças de 1 a 7 anos durante o dia. Nas noites de sábado, ela ainda realiza reuniões com cerca de 80 moradores da região, que recebem lanche e orientações sobre prevenção a drogas e violência, valorização da criança e valores morais.

“Espero conseguir melhorar as condições da creche e voltar a atender a mesma quantidade de antes. Quero contribuir para melhorar a vida dessas crianças, para que não se envolvam com drogas e violência”, enfatiza Tia Deusina.

Dia C no Zoológico

Hoje, os visitantes do Zoológico de Goiânia poderão entrar no parque doando apenas um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. Além de contemplar os animais, o público poderá participar de diversas atividades, como massagens terapêuticas, oficinas de bordado, aferição de pressão e glicemia, distribuição de picolé, pipoca, doce de leite e tapioca.

A programação especial faz parte da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2016, realizada pelas cooperativas goianas e pelo Sistema OCB/Sescoop-GO, com apoio da prefeitura de Goiânia. 

O evento comemora também o Dia Internacional do Cooperativismo, realizado sempre no primeiro sábado de julho. Este é o terceiro ano em que Goiás participa da campanha. No ano passado, as ações de voluntariado beneficiaram mais de 37,5 mil pessoas em 46 municípios goianos.

 

Veja Também