Fiéis começam a se despedir de Trindade

Romeiros pagadores de promessas se preparam para dar adeus ao Divino

Postado em: 03-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fiéis começam a se despedir de Trindade
Romeiros pagadores de promessas se preparam para dar adeus ao Divino

RHUDY CRYSTHIAN

As motivações que levaram os romeiros até Trindade variam entre agradecimentos, promessas e devoção. A tradicional Festa do Divino Pai Eterno que começou na última sexta-feira (24), em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia recebeu mais de 2 milhões de fiéis durante o evento religioso.

A programação da festa começou com a alvorada, realizada na Igreja Matriz e no Santuário Basílica da cidade. A partir de então foram realizadas missas, novenas, orações do terço e procissões. Também foram realizados batismos, vigílias, encontros e desfiles de carreiros, cavaleiros e muladeiros.

Continua após a publicidade

Uma das novidades desta edição foi a Porta Santa, que simboliza a ressurreição. O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Edinísio Pereira, explicou que o Papa Francisco, no final de 2015, liberou as arquidioceses para instalarem o símbolo. No Vaticano, também há uma porta que recebe os cristãos que vão a Roma a pé.

A Porta Santa foi instalada no km zero da GO-060, via que liga Goiânia a Trindade, na Rodovia dos Romeiros. O símbolo foi abençoado pelo arcebispo Dom Washington. “Passando por essa porta os fiéis devem se lembrar da passagem dessa vida para a vida eterna, ela tem esse sentido de fazer com que o romeiro sinta essa presença mais forte de Deus com um objeto simbólico, mas significativo. Nós estamos nessa vida de forma passageira e para chegar à vida eterna temos que passar por uma porta que é Jesus”, explicou Pereira.

Vinda da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a aposentada Maria de Jesus Duarte chegou à Trindade com um objetivo na bagagem: agradecer ao Divino Pai Eterno pelas graças recebidas na saúde. No ano passado ela caiu em casa e fraturou o fêmur. Bastante debilitada durante o tratamento, ela esteve entre a vida e a morte e sofreu dois infartos.

Hoje, totalmente curada e fora de risco, Maria que tem no nome a palavra jesus era só agradecimento e devoção aos pés da Basílica onde ela tanto almejava conhecer. “Eu já ajudava financeiramente na construção do novo Santuário, mensalmente, mas não conhecia o local. Estou muito feliz e emocionada. Pretendo voltar todos os anos enquanto tiver vida”, garante.

Outra Maria, das Graças Soares participou da romaria com um grupo de quase 50 devotos. Vindos de São Paulo, o grupo percorreu cerca de 16 horas para conhecer o local que tanto esperavam ver pessoalmente. Na sala de milagres da Basílica Maria das Graças já fazia planos com as amigas de retornar a Trindade ano que vem.

Voluntários

Dezenas de voluntários ajudam os fiéis que caminham até Trindade, na Região Metropolitana, durante a Festa do Divino Pai Eterno. Muitas pessoas trabalham no Centro de Apoio aos Romeiros, montado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

No local é servido lanche e leite com canela, que ajuda a repor as energias dos romeiros. Também existe uma área para descanso, ambulatório médico e até uma pequena capela. Alguns dos voluntários seguem uma tradição familiar de ajudar ao próximo, aprendida ainda quando criança. “É uma ajuda muito bem vinda”, afirma a devota Sônia Maria. 

Setecentos bombeiros trabalharam na Romaria 

O Corpo de Bombeiros, por meio da 1ª Companhia Independente, empregou durante a Romaria 2016, em Trindade, 700 bombeiros, 16 viaturas, vários equipamentos e o helicóptero da corporação. Tudo para garantir a segurança dos fiéis durante os festejos. São vários pontos de apoio em locais estratégicos da cidade, onde existe maior aglomeração de pessoas e locais de risco. A festa em homenagem ao Divino Pai Eterno vai até o dia 4 de julho.

Neste ano foi montada uma sala de gestão integrada. Todos os órgãos envolvidos no evento, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Paróquia do Divino Pai Eterno e Prefeitura de Trindade trabalham de forma integrada. Todos os dias há reunião com representantes dos órgãos envolvidos para definição das ações a serem executadas.

O espaço contará com um mapa estratégico da cidade, organograma da gestão integrada, gráficos estatísticos atualizados diariamente com relação ao número de visitantes e de atendimentos realizados pelos órgãos. Há ainda um espaço para atendimento e repasse de informações para a imprensa. O romeiro também tem a segurança do Corpo de Bombeiros na Rodovia dos Romeiros, GO-060, no trajeto de Goiânia a Trindade.

Essa era a segunda vez eu a professora mineira Nilza Ferreira participou do evento. Ela destacou a alegria e emoção em participar da festa do Divino. Dessa vez ela trouxe a mãe para participar da festa. “Estamos muito felizes e emocionadas, vamos voltar todo ano”, garante. (Rhudy Crysthian)

 

Veja Também