Venda de peças de carro usadas será controlada por aplicativo

Estabelecimentos e peças comercializadas no Estado devem ser cadastradas em software. Medida deve coibir venda de mercadoria roubada

Postado em: 07-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Venda de peças de carro usadas será controlada por aplicativo
Estabelecimentos e peças comercializadas no Estado devem ser cadastradas em software. Medida deve coibir venda de mercadoria roubada

Karla Araujo

Para continuar com as portas abertas estabelecimentos que comercializam peças usadas proveniente de desmonte deverão cadastrar cada mercadoria em um software ligado ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), que, por sua vez, será integrado ao banco de dados nacional gerido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em Goiás, o sistema deve começar a funcionar no fim deste ano. É o que afirma o gerente de credenciamento e controle do Detran-GO, Guido Pratti. O gerente afirma que o processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo software já está em andamento. Além de cadastrar a empresa, os proprietários de lojas que fazem este tipo de comércio terão que registrar cada mercadoria que tem em seu estabelecimento. Ainda segundo Pratti, em São Paulo, o sistema já funciona.

Continua após a publicidade

“O responsável por cada leilão ou desmonte de veículo cadastrará as peças colocadas no mercado. Quando um comerciante comprar a mercadoria para revendê-la, terá que registrar no sistema”, explica Pratti. De acordo com o gerente, o objetivo é coibir a comercialização de peças de carros roubados. 

Legislação

Segundo a nova norma, o Detran-GO pode celebrar acordos com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, a fim de que a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, auxiliem na fiscalização das empresas que executem a atividade de desmontagem de veículos.

Para Pratti, a mudança pode contribuir para baixar os preços dos seguros de veículos, que atualmente podem substituir peças de carro ou moto estragadas apenas por novas. “Quando tudo estiver funcionando, não vai ter motivo para desconfiar da procedência da mercadoria. Então a regra pode mudar e os seguros poderão usar peças usadas”, avalia.

 440 litros de óleo lubrificante são apreendidos pela polícia

Três pessoas foram presas nesta semana por envolvimento com furto e receptação de mercadoria utilizada em veículos automotores. A apresentação dos envolvidos foi realizada ontem (6) pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Cargas (Decar). Vitor Afonso Martins, 23, Joacy Alves Filhos, 40, e Rivaldo Pereira Matos, 25, confessaram o envolvimento nos crimes.

A delegada adjunta da Decar Marcella Cordeiro Orçai afirma que Vitor, funcionário da loja Só Filtros, localizada no setor Parque Oeste Industrial, em Goiânia, aproveitava o momento em que estava sozinho no estabelecimento para furtar a mercadoria. “Quando encontrava um momento oportuno, Vitor acionava Rivaldo, que ia à loja buscar os produtos. Ele disse que a mercadoria era retirada geralmente quando o gerente saía para almoçar”, explica Marcella. Os dois suspeitos serão indiciados por furto qualificado.

Há um mês os proprietários da loja acionaram a Polícia Civil, pois suspeitavam dos furtos. “Eles não desconfiavam de Vitor porque nas imagens das câmeras de segurança ele aparecia sempre com uma nota de venda mão, como se estivesse realizando um procedimento normal”, diz a delegada. De acordo com a delegada, a partir da denuncia, a polícia passou a vigiar o local. Na tarde de segunda-feira (4), Rivaldo foi flagrado com 240 litros de óleo lubrificante sem nota fiscal no carro. 

Segundo Marcella, os suspeitos informaram que a mercadoria seria entregue na loja Águia Troca de Óleos, no Parque Industrial João Braz, em Goiânia. No local, Joacy receptava o produto. No deposito da loja foram encontrados 200 litros de óleo que já haviam sido furtados. A mercadoria apreendida vale R$ 5 mil, mas a polícia acredita que o prejuízo é maior, pois os furtos, diz a delegada, podem ter começado em dezembro do ano passado. 

  

Veja Também