ONG ajuda crianças a memorizar telefone

Com o aumento da violência contra crianças, aplicativo aposta em tecnologia para ajudar pais

Postado em: 07-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ONG ajuda crianças a memorizar telefone
Com o aumento da violência contra crianças, aplicativo aposta em tecnologia para ajudar pais

Um aplicativo móvel – Remumber – que ajuda as crianças a memorizar o número de telefone dos pais, para que possam contactá-los em caso de emergência. A ideia, desenvolvida pela organização não governamental (ONG) Missing Children Europe – a Federação Europeia para Desaparecidas e Exploradas Sexualmente – é que as crianças aprendam, por meio de “processo muito simples”, o número do telefone dos pais, usando-o como código de desbloqueio do seu smartphone ou tablet, explicou à agência Lusa Patrícia Cipriano, presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APDC), parceira da federação europeia na divulgação desse aplicativo.

Assim que as crianças estiverem habituadas a se lembrar dos seus códigos de bloqueio do dispositivo, por usá-los diariamente, a aplicação muda o código aleatoriamente para o número de telefone dos pais. “Hoje, já não é normal saber os números de telefone de cor, mas todas as crianças sabem o código de desbloqueio do smartphone e, nesse sentido, a Missing Children Europe teve essa iniciativa muito importante”, disse Patrícia.

A iniciativa tem particular relevância no período de férias, porque há maior “trânsito de pessoas, principalmente em locais onde há muita movimentação de turistas” e, muitas vezes, “as crianças perdem-se e não sabem como contactar os pais”, afirmou Patrícia.

Continua após a publicidade

Segundo ela, o fato de as crianças saberem o contato dos pais vai evitar “muitas aflições”, porque imediatamente a polícia, a pessoa que está na praia, um vigilante ou outra pessoa vai poder ligar à família e dar a localização da criança em caso de estar perdida. Sobre o funcionamento da aplicação Remumber, a federação explica que, depois de instalada, basta digitar o número do telefone a memorizar e o dispositivo será bloqueado.

As crianças vão memorizar o número gradualmente: os quatro primeiros dígitos têm que ser aprendidos de cor e, em seguida, os outros números a inserir são iluminados se a criança está bloqueada e precisa de uma pista. Depois de a criança memorizar com sucesso todo o código, os pais são informados por e-mail e podem, em seguida, digitar um novo número para memorizar, deixar o número original ou desinstalar a aplicação, diz a organização.

A ONG destaca que o aplicativo Remumber pode também ser “uma boa oportunidade para abordar a matéria da confiança e segurança” com as crianças e para definir algumas diretrizes pouco antes das férias.

O aplicativo é lançado hoje em vários países, entre eles a Bélgica, Itália, República Checa, Sérvia, Estônia, França, Áustria, Espanha, Grécia, Albânia, Irlanda, Hungria e Romênia. (EBC)

 

Veja Também