Operações visam combate ao tráfico de drogas em GO

Mais de 30 pessoas foram presas em flagrante e 400 quilos de maconha foram apreendidas

Postado em: 08-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Operações visam combate ao tráfico de drogas em GO
Mais de 30 pessoas foram presas em flagrante e 400 quilos de maconha foram apreendidas

Karla Araujo

Mais de 160 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão foram cumpridos ontem (7) em Goiás durante a execução da Operação Brasil Central Seguro. Com o objetivo de enfrentamento ao tráfico de drogas, a ação também foi realizada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais e mais o Distrito Federal.

Entre as prisões efetuadas, cinco são temporárias e 19 são preventivas. Também foram lavrados 35 autos de prisão em flagrante e 21 termos circunstanciais de ocorrência (TCOs). Os dados foram divulgados pelo delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio dos Santos, no fim da tarde de ontem.

Continua após a publicidade

A quantidade de prisões pode ser maior, pois mais de 70 estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) seriam vistoriados durante a noite. Mas, segundo o delegado-geral, com os números apresentados já é possível classificar a operação como um sucesso. Em Goiás, o efetivo empregado foi de aproximadamente 1.100 policiais, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e integrantes da Superintendência de Polícia Técnico-Científica. De acordo com a Polícia Civil, todas as 17 delegacias especializadas estavam envolvidas na ação.

A ação conjunta na segurança pública entre os estados que formam o Consórcio do Brasil Central está dentro do protocolo de intenções apresentado na última sexta-feira (1º) pelos governadores presentes no 3º Fórum dos Governadores do Brasil Central de 2016. Santos explica que esta operação envolveu todas as regionais de policiais e teve como principal foco as cidades que ficam na divisa do Estado. 

Resultado

Durante a operação, 400 kg de maconha foram apreendidos por policiais do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) da 6ª Delegacia Regional em Itumbiara. A droga foi apreendida em um bloqueio da Polícia Civil montado na BR-153 Polícia Civil. Hugo Henrique Brito Costa, 23, conduzia o carro em que o entorpecente estava armazenado e foi preso em flagrante.

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em Rio Verde. Além disso, foram apreendidos quatro celulares roubados, 15 porções de crack, sete porções de cocaína e cinco porções de maconha. Quatro pessoas foram conduzidas à delegacia. Em Cristalina, um veículo roubado foi recuperado e armas foram apreendidas.

 Ladrão de gado foge de delegacia

Na contramão das prisões, um suspeito que já havia sido encontrado pela polícia e conseguiu sua liberdade, após fugir da carceragem da Delegacia Estadual de Capturas (Decap). Como não há sinais de arrombamento, a maior probabilidade é que algum servidor da delegacia tenha facilitado a fuga de Welton Ferreira Nunes Júnior, 25. Ele é suspeito de liderar uma quadrilha que furtava gado em fazendas do interior do Estado. A investigação dos crimes aponta que Welton tem patrimônio de mais de R$ 6 milhões.

“A corregedoria já está investigando a fuga do suspeito e em breve vamos recapturá-lo. É uma questão de honra para a Polícia Civil. Vamos verificar o que realmente aconteceu”, afirma o delegado-geral Álvaro Santos. O suspeito foi preso no dia 1º de junho durante a Operação Reis do Gado. Welton morava em um condomínio de luxo localizado em Goiânia e tinha muitos carros, entre eles uma Mercedes.

“Com o protocolo de intenções, buscamos interações com todas as instituições que podem contribuir com a segurança pública, inclusive o poder judiciário e o Ministério Público. Assim como a população, queremos que essas pessoas que foram presas paguem pelos crimes que cometeram, por isso, as parcerias com as outras instituições”, explica Santos.

  

Veja Também