População sofre com o tempo seco e baixa umidade do ar

Goiás está em estado de alerta em função da baixa umidade do ar, consequência de uma massa de ar seco estacionada em boa parte do Brasil.

Postado em: 09-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O típico clima de inverno continuará dando as cartas em Goiânia nos próximos dias. Pela manhã e durante boa parte do dia, os termômetros poderão registrar máxima de 33ºC. Ao anoitecer, o frio começa e no ápice da madrugada, a temperatura mínima prevista é de 15ºC. Goiás está em estado de alerta em função da baixa umidade do ar, consequência de uma massa de ar seco estacionada em boa parte do Brasil. A umidade está na casa dos 20%, abaixo dos 30% considerados aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Em todo o estado de Goiás, de acordo com o Instituto Nacional de Meteriologia (Inmet), o tempo permanecerá firme com possibilidade de parcialmente nublado, com máxima de 34ºC e mínima de 11ºC. A umidade registra baixos índices durante o dia e não há possibilidade de chover também em função do ar seco, que impede a formação de nuvens. Os termômetros podem acusar baixas temperaturas entre o final da noite e começo da manhã em cidades das regiões Sul e Sudoeste, afetado diretamente Catalão, Itumbiara, Jataí e Rio Verde.

As bruscas mudanças de temperatura e a secura do ar fragilizam a imunidade das pessoas, afetando especialmente as crianças e os idosos. Olhos, nariz, lábios e vias respiratórias são afetados pelo ressecamento das mucosas e males como asma, bronquite, gripe, pneumonia, sinusite, rinite e infecções oportunistas como a conjuntivite são comuns no período. Lugares com grande concentração de pessoas também são potenciais transmissores de vírus e bactérias causadas de doenças que afetam a respiração.

Continua após a publicidade

Prevenção

Salvo alguma mudança, a tendência é que o tempo se mantenha pelo menos até o final do mês e para encarar tanto a variação climática quanto o ar seco, é preciso montar uma estratégia. A infectologista Marta Souza faz recomendações aparentemente comuns, mas que colaboram para amenizar as consequências do tempo para o corpo humano, como a ingestão de água e o uso de climatizadores de ar para garantir a umidade, especialmente na hora de dormir.

“O período em que estamos requer atenção, e medidas simples como a ingestão de água, a hidratação da pele, a lubrificação dos olhos e evitar lugares com grande aglomeração de pessoas pode reduzir sensivelmente a possibilidade de doenças respiratórias”, pontua.

Humor

Além da questão física, há estudos científicos que indicam que a variação climática pode afetar o humor. O chamado transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que geralmente se manifesta no outono e no inverno e pode ser causado por alterações no relógio biológico e no equilíbrio químico do corpo. Nesse momento do inverno, com o cair das temperaturas, os níveis de melatonina e serotonina podem ser afetados. Como eles regulam o humor e o sono, o baixo nível deles no corpo pode levar uma pessoa sofrer sintomas de depressão.

 

Veja Também