Férias: Explore a cidade com as crianças

Entre opções gratuitas e pagas, várias possibilidades podem agradar pais e filhos

Postado em: 11-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Férias: Explore a cidade com as crianças
Entre opções gratuitas e pagas, várias possibilidades podem agradar pais e filhos

Mardem Costa Jr. 

Mês de julho, férias de meio de ano da criançada, e as famílias que não puderam viajar montam estratégia para garantir a diversão da criançada durante todo o período. Para não deixá-los entediados ou reféns de computadores e smartphones, a regra é elaborar roteiro criativo, porém lembrando que é preciso adequar ao orçamento doméstico mensal, para evitar quaisquer surpresas desagradáveis em agosto.

Goiânia conta com várias opções, gratuitas e pagas, para os mais diversos gostos e bolsos. Desde praças, Zoológico e o Parque Mutirama a empreendimentos privados como os shoppings centers, há um vasto arsenal de possibilidades para que os pimpolhos aproveitem os dias, tentando ao máximo fugir dos equipamentos eletrônicos e tendo, assim, um contato saudável com gente da mesma faixa etária.

Continua após a publicidade

A funcionária pública Lorena Costa tem duas filhas de 5 e 3 anos e alterna momentos de brincadeira em playgrounds, idas ao cinema e ao shopping e, ainda, visitas à casa da avó. “Não tem como dizer não à elas, especialmente pelo distanciamento em função do trabalho. Tento conciliar as vontades delas com o orçamento, mas com certeza imagino que gastarei mais em relação ao mês de junho. Só uma ida ao shopping, por exemplo, é uma lembrancinha e um lanchinho que não são baratos”, pontua. 

Interação

Se os custos de uma colônia de férias e de frequentar diariamente o shopping não encaixar no orçamento, a criatividade pode falar mais alto. Um exemplo disso é um grupo de famílias conhecidas que se juntam para conceber a sua “colônia” com um custo mais baixo, porém sem perder o objetivo de entreter os baixinhos, garantindo uma diversão saudável a eles.

A responsável pela iniciativa é agente policial Aline Beppu Barros é mãe de duas filhas, com idades de 5 e 9 anos. Ela teve a ideia de se juntar com outras duas mães e preparou uma estrutura para distrair as crianças em sua casa, na Vila Santa Helena. “Tiro férias em julho para as reuniões iniciais com o objetivo de preparar o espaço e as atividades. Montamos uma cama elástica no quintal e articulamos lanches e atividades para distrair a garotada. Para sair do lugar comum, por exemplo, também saímos. Hoje (ontem) mesmo, fomos ver o “Carrossel 2”, diz. 

Colônias de férias movimentam criançada 

Os pais que precisam trabalhar durante o mês de julho ou mesmo querem proporcionar a interação dos filhos com outras crianças tem a disposição colônias de férias, que oferecem um roteiro com várias atividades supervisionadas por monitoras e coordenadoras pedagógicas lanches ou mesmo refeições completas. Nos locais as crianças podem passar o período da manhã ou da tarde ou mesmo o dia todo.

Clubes como o Jaó e entidades paraestatais como o Sesc Senai oferecem opções simples ou mais sofisticadas, de acordo com a disponibilidade de tempo e financeira da família. Os valores variam de R$ 30 a R$ 450 por criança. A promessa é que os pimpolhos gastem bastante energia com atividades culturais, esportivas e recreativas. O Buriti Shopping, através da Brinquedoteca Casa da Praça, oferece uma colônia para crianças entre 2 a 10 anos. Oficinas de teatro e culinária são diferenciais da iniciativa. 

Shoppings oferecem opções variadas 

Em um ano com más notícias econômicas, os shoppings centers aproveitam o período de férias para atrair as famílias e prepararam uma gama de opções para prender a atenção da criançada, enquanto os pais e responsáveis circulam pelas lojas.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a iniciativa se mostrou eficiente em anos anteriores e é responsável por um incremento médio de 10% no número de clientes dos estabelecimentos. 

O Shopping Flamboyant, o mais tradicional da cidade, contará com várias atividades. Os fãs da sétima arte poderão conferir o Cinema no Garden, com a exibição de filmes infantis ao ar livre numa estrutura ambientada com telão de led, tapetes e puffs. O Museu de Cera, instalado no terceiro piso, possui mais de 40 bonecos de cera réplicas de personalidades, consideradas ícones de sucesso no Brasil e no mundo. 

O Viva El Mundi, maior evento itinerante do Brasil, aportou no espaço com um vasto roteiro: o Circo Broadway, um parque de diversões, jogos eletrônicos, brinquedoteca e a Cidade do Terror, que contará com vários castelos, mansões e monstros-personagens vivos. E os pequenos também constarão com uma piscina de bolinhas com mais de 300 mil bolinhas e brinquedos que podem chegar a cinco metros de altura. 

O Buriti Shopping tem dois destaques: a Fazendinha Animal Kids, com proposta de trazer pequenos animais comuns no meio rural para a dinâmica do ambiente urbano. Instalada num espaço de quatro mil metros quadrados, segue até o dia 14 de agosto. Já a exposição “Mundo Jurássico” traz 12 réplicas interativas de espécies de animais já extintos que emitem som e se movimentam, dando a chance que as crianças montem em alguns exemplares para sessão de fotos

O clima da roça também estará presente no Araguaia Shopping, com a Fazendinha Park. Atração inédita, conta com 120 metros quadrados e possui diversas brincadeiras e equipamentos como cama elástica, tobogã inflável gigante e touro mecânico.

 

Veja Também