Grandes geradores devem assumir serviço de Coleta de Lixo

A partir de hoje, todos os estabelecimentos tidos como grandes geradores de lixo serão responsáveis por coletar, transportar e dar a destinação final aos resíduos

Postado em: 15-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Grandes geradores devem assumir serviço de Coleta de Lixo
A partir de hoje, todos os estabelecimentos tidos como grandes geradores de lixo serão responsáveis por coletar, transportar e dar a destinação final aos resíduos

Da redação 

A partir de hoje, todos os estabelecimentos tidos como grandes geradores de lixo serão responsáveis por coletar, transportar e dar a destinação final aos resíduos. A medida foi acertada em reunião nesta quinta-feira (14), entre o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o presidente da Companhia de Urbanização (Comurg), Edilberto Dias, e representantes dos vários seguimentos de grandes geradores, quando ficou definido que a Prefeitura vai manter o prazo estabelecido para o cumprimento da Lei nº 9.498, de 19 de novembro de 2014.

Na Capital há aproximadamente 600 grandes geradores e todos já foram notificados e informados via e-mail e comunicados sobre a nova Lei. Em relação aos condomínios horizontais, os que têm a Concessão Administrativa de Uso da Prefeitura de Goiânia vão pagar pelo serviço. Já os condomínios verticais continuam com coleta domiciliar normal.

Continua após a publicidade

Edilberto Dias explicou que a data não pode ser alterada devido ao período eleitoral, o que caracterizaria renúncia de receita. Ele destacou ainda que depois da notificação feita pelos fiscais da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) todos terão um prazo de dez dias para se adequar às normas.

“Vamos orientar e notificar cada um deles. Também vão poder escolher em contratar ou não a Comurg para realizar a coleta. Além disso, serão monitorados para vermos na prática a quantidade de lixo que cada um produz. Estamos abertos ao diálogo, não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas a lei precisa ser cumprida”, destaca.

‘A Lei nº 9.498, de 19 de novembro de 2014, não tem o objetivo de arrecadar e sim de fazer com que as pessoas produzam menos resíduos. Agora todos vão pensar duas vezes antes de jogar alguma coisa no lixo.  

Veja Também