Goiás aprimora combate às drogas

A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento

Postado em: 21-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), vem aprimorando as políticas públicas de combate às drogas em Goiás e prepara novo edital de seleção de comunidades terapêuticas. O edital prevê 500 vagas e investimento de R$ 6,2 milhões em dois anos. Os recursos são do Tesouro Estadual.

O programa financia vagas de tratamento de pacientes em comunidades terapêuticas que estejam aptas a participar do processo. O programa é uma das várias políticas que o Geed executa na área de prevenção ao uso de drogas no Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (Ceat-AD). Atualmente, 16 comunidades terapêuticas estão aptas a receber apoio financeiro do Estado para a manutenção de seus trabalhos de atendimento público e gratuito à comunidade.

Segundo Ivânia Fernandes, diretora geral do Geed, o número de comunidades deve aumentar no novo edital, em função do trabalho de orientação que o Ceat-AD vem desenvolvendo com as comunidades. “Muitas não se atentavam para a documentação exigida na celebração de convênios com o Estado. A partir de uma política de aproximação, esclarecimento e apoio na questão de regulação e licenciamento público, conseguimos despertar nessas comunidades o desejo de buscar o convênio conosco”, comenta. 

Veja Também