Hemocentro precisa de doadores de sangue

Hemocentro precisa ter em seu estoque 1,5 mil bolsas de sangue, dos mais variados tipos. Historicamente, em julho, a unidade fica com apenas 10% desse total.

Postado em: 23-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Hemocentro precisa de doadores de sangue
Hemocentro precisa ter em seu estoque 1,5 mil bolsas de sangue, dos mais variados tipos. Historicamente, em julho, a unidade fica com apenas 10% desse total.

Com capacidade para receber até 250 doadores diariamente, o Hemocentro de Goiás é frequentada por, no máximo, 90 boas almas. Vale ressaltar que o banco de sangue é responsável pelo abastecimento de todas as unidades da rede pública de saúde. Na contramão desses números, cresce a demanda por sangue neste período, como destaca o diretor administrativo Arione de Paula.

“O mês de julho é realmente bastante complicado a exemplo do Natal e Carnaval porque o doador se afasta, viaja, e ao contrário, a demanda aumenta porque os acidentes são mais frequentes e as cirurgias não param. Nós precisamos então sensibilizar a população para esse gesto de solidariedade que pode salvar até quatro vidas com esse ato simples”, avalia.

Mais do que solidariedade, é preciso ter empatia, colocar-se no lugar do outro. Quando o paciente está no leito do hospital e precisa de sangue não há nenhum outro substituto ou genérico, lembra. Por isso, o doador precisa estar ciente disso.

Continua após a publicidade

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos (plasma, plaquetas, leucócitos e hemácias) e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados e de vítimas de acidentes de trânsito.

Para ficar 100% abastecido, o Hemocentro precisa ter em seu estoque 1,5 mil bolsas de sangue, dos mais variados tipos. Historicamente, em julho, a unidade fica com apenas 10% desse total.

Campanhas coletivas

Campanhas realizadas por comunidades e empresas para promover doações de sangue coletivas podem driblar a situação. A mais recente foi realizada pela TV Anhanguera no Araguaia Shopping, um local de grande circulação de pessoas.

“Tivemos um crescimento de mais de 300% das doações de sangue na semana passada durante o projeto de solidariedade realizado por iniciativa da própria emissora e esperamos que outras campanhas como essa venham até o Hemocentro para que nós possamos aumentar o nosso estoque de sangue nesses períodos críticos e com isso possamos salvar vidas”, afirma.

Interessados podem ligar no telefone (62) 3201-4575, agendar uma data para que uma unidade móvel do Hemocentro vá até o local para fazer a captação das bolsas de sangue, seja na Região Metropolitana de Goiânia ou no interior. Arione ressalta que a unidade percorre todo o Estado.

 

Veja Também