Quinta-feira, 28 de março de 2024

Circuito de prova de direção deverá ser padrão

Prefeituras, CFCs e até mesmo o Detran podem ser responsáveis pela mudança. Situação de cada região será analisada separadamente

Postado em: 27-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Circuito de prova de direção deverá ser padrão
Prefeituras, CFCs e até mesmo o Detran podem ser responsáveis pela mudança. Situação de cada região será analisada separadamente

Karla Araujo

Em um ano, todas as 78 pistas de exame de provas práticas de direção que existem em Goiás devem ser padronizadas. A determinação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) por meio da portaria 440/2016. Entre as principais mudanças definidas está o modelo de 1,5 km de percurso ou 20 minutos de prova para os candidatos que pleiteiam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) B, C, D e E. 

Neste caso, as pistas de exame veicular devem ter espaço para baliza, garagem e rampa, que podem ser realizados em circuito fechado. “O restante da prova pode ser feito até mesmo em via pública, desde que tenha as condições necessárias para garantir a avaliação e não impedir o trânsito”, explica o gerente de habilitação do Detran-GO, Rodrigo Resende. 

Continua após a publicidade

As regras são mais rígidas para as pistas padronizadas da categoria A, que deverão ser construídas em área especialmente destinada a este fim, com largura de dois metros; obstáculos e dificuldades semelhantes à via pública; ziguezague com no mínimo quatro cones alinhados com distância de 3,5 metros entre eles; prancha ou elevação com no mínimo oito metros de cumprimento, 30 centímetros de largura e três centímetros de altura; duas curvas sequenciais de 90°; área para desenvolvimento do veículo que permita a troca de marcha e frenagem do veículo; entre outras definições.

As mudanças abrangem todas as categorias de CNH e têm como base normas prescritas na resolução nº 168/2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com a portaria do Detran-GO, todas as pistas de exame precisam ter espaço coberto com capacidade mínima para 25 pessoas, com banheiros masculino e feminino. É preciso ter também estrutura com acessibilidade para pessoas com deficiência, assim como disponibilizar água e copos descartáveis. 

Desafios

Resende explica que as mudanças serão feitas de acordo com a realidade de cada local. “Em algumas cidades é possível construir uma pista completamente nova. Em outras, a prefeitura irá arcar com as despesas ou os Centros de Formação de Condutores (CFCs) serão responsáveis. Cada caso será analisado”, diz Resende. O gerente afirma que as mudanças têm como objetivo impedir que os candidatos de uma cidade façam a prova em outra devido ao nível de dificuldade do circuito e “formar condutores bem preparados para o trânsito”. 

O presidente da Associação dos Centros de Formação dos Condutores do Estado de Goiás (Ascefego), Jader Neves, afirma que as melhores opções para cada região começarão a ser definidas em reunião realizada hoje (26) entre representantes dos CFCs e do Detran-GO. “Ainda é cedo para dizer que vai dar certo em todas as localidades. É preciso estudar a maneira de padronizar as pistas, principalmente no interior”, diz Neves. 

Auxílio 

De acordo com Resende, o Detran-GO estuda uma forma de auxiliar cada cidade onde há uma pista de exame prático a se organizar. “Vamos comprar kits com instrumentos a serem utilizados nas provas, com materiais que simulam a frente e traseira de um carro para fazer baliza, por exemplo”, explica o gerente. As pistas padronizadas não precisam ser exatamente iguais, diz Resende, mas devem seguir as especificações dentro do espaço disponível em cada cidade. Resende garante que o custo para realizar a padronização das pistas e mínimo e não será repassado aos candidatos a CNH.  

Veja Também