Marginais Botafogo e Cascavel ficam para 2017

O trecho entre a Avenida Castelo Branco e Avenida Anhanguera teve a canalização do córrego feita, mas as vias marginais ainda não estão construídas.

Postado em: 29-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marginais Botafogo e Cascavel ficam para 2017
O trecho entre a Avenida Castelo Branco e Avenida Anhanguera teve a canalização do córrego feita, mas as vias marginais ainda não estão construídas.

Deivid Souza

Duas importantes vias de Goiânia, que poderiam aliviar o pesado trânsito da capital e deveriam ficar prontas entre julho e agosto deste ano, não vão cumprir o papel, pelo menos por enquanto. A placa no Parque Campinha das Flores é um lembrete do atraso. Os R$ 59 milhões, oriundos da Prefeitura, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades são destinados à construção de 2,2 km de canalização do Córrego Cascavel e 4,4 km de vias marginais que deveriam ter ficado prontas em março deste ano.

Continua após a publicidade

No entanto, os serviços não foram concluídos. O trecho entre a Avenida Castelo Branco e Avenida Anhanguera teve a canalização do córrego feita, mas as vias marginais ainda não estão construídas. Entre a Anhanguera e a Avenida 24 de Outubro, o leito do córrego foi limpo, mas faltam os demais trabalhos.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) esclareceu que o prazo será prorrogado por mais 16 meses devido a atrasos nos repasses federais e dificuldades ocorridas ao longo dos processos de desapropriação nas regiões que compreendem as pistas marginais.

A outra obra que não vai ficar pronta dentro do prazo é o prolongamento da Avenida Marginal Botafogo, na Região Sul da capital. Iniciada em julho do ano passado, esta tinha a previsão de 15 meses para conclusão a contar da assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Paulo Garcia. A obra foi orçada em R$ 26 milhões e contempla um trecho de 2,2 quilômetros.

Além das pistas que vão interligar a Avenida Deputado Jamel Cecílio e a Avenida 2ª Radial – ambas no Setor Pedro Ludovico – os recursos financeiros são destinados para: reurbanização do Córrego Botafogo, com a canalização de 180 metros para melhorar o escoamento de água; construção de uma ponte na Rua 1018 e alças de acesso à 2ª Radial.

Aparentemente a ponte está pronta. Os operários trabalham no acesso à estrutura que vai ligar o Bairro Alto da Glória ao Pedro Ludovico. Já os trabalhos de pavimentação das vias marginais ainda não foram iniciados.

A Seinfra explicou que, em função do grande fluxo de veículos na Avenida 2º Radial, a ponte da Rua 1018 será concluída primeiro, o que deve acontecer até o final de setembro. O objetivo é que o local funcione como rota alternativa para o trânsito entre o Alto da Glória e o Pedro Ludovico quando forem iniciados os trabalhos na 2ª Radial, e os transtornos para a população sejam minimizados.

O cronograma para a conclusão total do prolongamento da Marginal Botafogo, diz a pasta, será “readequado” para abril de 2017. A secretaria admitiu que haverá aditivo de contrato para a obra de Reurbanização do Córrego Botafogo, mas este processo está em análise para definição de readequação de quantitativos e consequente valor.

Veja Também