Fim de semana de calor

Hoje e amanhã todas as regiões de Goiás terão temperaturas elevadas e baixa umidade segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em

Postado em: 06-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Hoje e amanhã todas as regiões de Goiás terão temperaturas elevadas e baixa umidade segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Goiânia, a previsão é que a máxima fique em 29ºC e a umidade relativa do ar varie entre 63% e 23%.  Mas no domingo, o calor promete ser ainda maior com a máxima podendo alcançar os 32ºC. A amplitude térmica será considerável, uma vez que na madrugada a mínima prevista é de 16ºC.
Na Região Sudoeste do Estado, as mínimas vão ficar na casa dos 19ºC nos municípios de Rio Verde e Santa Helena de Goiás. Por outro lado, a umidade pode despencar a 16% no sábado em Santa Helena. No geral, as temperaturas mínimas estavam mais amenas nesta semana e se elevam hoje e no domingo. Ainda em Santa Helena, por exemplo, a mínima ficou em 11ºC.
A elevação da mínima será ainda mais acentuada no Sul Goiano. Em Itumbiara, ela passará de 11ºC na sexta para uma previsão de 18ºC nesta madrugada. Com isso, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado em função da umidade que pode ter mínima de 20%.
Ainda que a previsão desagrade os moradores destas regiões do Estado, a situação será ainda mais crítica no norte para quem não gosta de calor. A máxima em Porangatu deve atingir 31ºC, mas o destaque fica para a mínima do fim de semana em 20ºC. No entanto, a umidade mínima não deve cair tanto quanto nas outras regiões ficando em 36% hoje.
Para a próxima semana, a previsão é semelhante com temperaturas acima dos 30ºC nas tardes e às madrugadas na faixa dos 19ºC em todo Estado. Sem previsão de chuva, a umidade relativa do ar deve registrar mínimas em torno de 20%.

Cuidado
Os índices da umidade em Goiás estão próximos dos valores que o Inmet costuma emitir alertas. Por isso, os especialistas em saúde recomendam bastante hidratação e evitar atividades físicas nos horários em que as temperaturas estiverem mais levadas, geralmente entre 10 h e 16h.

Veja Também