Edital de bicicletas compartilhadas é suspenso

Chamamento público seria para empresas interessadas em administrar o sistema de bikes compartilhadas em Goiânia

Postado em: 13-08-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Edital de bicicletas compartilhadas é suspenso
Chamamento público seria para empresas interessadas em administrar o sistema de bikes compartilhadas em Goiânia

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anulou o edital para escolha de empresas interessadas em administrar o sistema de bicicletas compartilhadas em Goiânia. A decisão foi tomada após o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitir medida cautelar para que a Companhia suspendesse o certame. A suspensão aconteceu um dia antes da anulação. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Contas (MPC).
O motivo para o questionamento por parte do MPC foi a inexistência do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a falta de planejamento no Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas, entre outros. O auditor de controle externo do TCM, Renato Lopes Rocha, já havia levantado a questão do plano de mobilidade no lançamento do edital.
A CMTC explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Plano de Mobilidade já está em andamento e o processo licitatório será refeito, mas ainda não há previsão para o lançamento de um novo edital.
O edital da CMTC previa a instalação parcelada de 30 estações com dez bicicletas cada. O preço estimado ficou entre R$ 3 e R$ 4 a hora. Também está prevista a contratação semanal, mensal ou anual do serviço por parte dos usuários.
O projeto prevê que para utilizar o sistema será preciso fazer um cadastro no aplicativo da empresa administradora do serviço. Esta, mediante pagamento eletrônico, liberará a bicicleta. Após a utilização, o usuário deverá devolver o equipamento em qualquer uma das estações.

Uso
Um levantamento da CMTC apontou que cerca de 4% da população de Goiânia e 6% da Região Metropolitana da capital já utiliza a bicicleta como meio de locomoção. A reportagem acompanhou alguns trechos nas últimas semanas e verificou que a ciclorrota da Avenida Cora Coralina tem uma movimentação significativa dos ciclistas no fim de tarde.
Durante as manhãs há a circulação de ciclistas na ciclovia do Corredor Universitário e a ciclovia da Avenida Assis Chateaubriand, mesmo ao meio dia, é frequentada pelos ciclistas. Na Região Norte de Goiânia, apesar de não haver vias cicláveis, muitos utilizam a bicicleta no horário de pico ao fim do dia nas Avenidas Goiás Norte e Eurico Viana, principalmente sentido às Regiões Norte e Noroeste de Goiânia.

Veja Também