Goiânia terá mais 35 locais de estacionamento proibidos

Aumento da atividade comercial pode ser uma das causas da mudança que pretende proibir o estacionamento em 15 bairros de Goiânia

Postado em: 23-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia terá mais 35 locais  de estacionamento proibidos
Aumento da atividade comercial pode ser uma das causas da mudança que pretende proibir o estacionamento em 15 bairros de Goiânia

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), estuda proibir o estacionamento, em ruas, de 35 locais em 15 bairros diferentes de Goiânia.  De acordo com a SMT, a proposta visa melhorar o fluxo de veículos, em algumas ruas da cidade.
As principais causas apontadas pela Secretaria, para as proibições, são o aumento do comercio, em regiões importantes, fluidez do transporte publico e atendimento a população. Com o maior fluxo de pessoas, em Goiânia, a SMT alerta e justifica as mudanças com a necessidade de ampliação das vias, com o objetivo de desafogar o transito da cidade.  
Conforme o Gerente de educação de trânsito da SMT e especialista em direito e trânsito, Horácio Ferreira, ainda não existe uma data exata para as mudanças começarem a valer. Entre os locais de possíveis mudanças, a Rua C-136, no Jardim America, que possui sentido único e carros estacionados de ambos os lados da rua, terá o estacionamento proibido em um dos lados. Na Rua C-136, estão presentes uma escola e diversos prédios residências e de comércios.    

Medidas Educativas
Apesar das proibições, as medidas também causam transtornos, assim como, em outros lugares da cidade, onde já existe a proibição de estacionamento em parte das vias. Mesmo com a reclamação de alguns comerciantes, “a SMT está avaliando o interesse coletivo, por exemplo, o fluxo do transporte público e a fluidez do transito”, disse o Gerente de educação de transito da SMT, Honório Ferreira.
Com a conclusão dos estudos e inicio das proibições, a SMT realizará trabalho educativo nos pontos essenciais de Goiânia, e com maior fluxo de pessoas. De acordo com Honório, as medidas educativas serão de até duas semanas, sendo executadas por agentes de Transito, nos pontos onde ocorrer à mudança. 
“Após o período educativo os motoristas que desrespeitar as proibições, podem adquirir punição média com 4 pontos na carteira e R$ 37,13 de multa, ou punição grave com 5 pontos na carteira e multa de R$ 127,00”, explica o gerente da SMT.

Onde muda 
As principais alterações nos estacionamentos da Capital acontecem nos setores, Jardim Goiás, Jardim America, Setor Goiânia II e Bueno. Entre as ruas modificadas no Jardim America, com exceção das ruas C-25 na quadra 40 e na rua C-197, que terão o estacionamento proibido, as demais passarão a ter proibição de parada e estacionamento.
Os setores, Parque das Nações, Santa Cruz, o Residencial Senador Paranhos, além dos setores, Castelo Branco, Marista, Negrão de Lima e Pedro Ludovico também vão sofrer alterações. A Vila Mutirão, Vila Isaura e a Zona Industrial Pedro Abrão, também estão na lista de projetos.

Veja Também