PF prende diretor da Saneago e presidente do PSDB em Goiás

José Taveira e Afrêni Gonçalves foram presos preventivamente na manhã de hoje (24). Outros 13 mandados de prisão estão sendo cumpridos

Postado em: 24-08-2016 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: PF prende diretor da Saneago e presidente do PSDB em Goiás
José Taveira e Afrêni Gonçalves foram presos preventivamente na manhã de hoje (24). Outros 13 mandados de prisão estão sendo cumpridos

Da redação 
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Decantação, para apurar desvio de cerca de R$ 4,5 milhões em recursos federais destinados a Saneago. Estão sendo cumpridos, 11 mandados de prisão preventiva, 4 de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa, Itumbiara, São Paulo e Florianópolis (SC).
Foram presos temporariamente o presidente da Saneago, José Taveira, e o diretor de expansão da estatal e presidente do diretório do PSDB em Goiânia, Afrêni Gonçalves, além de Robson Borges Salazar e Nilvane Tomas de Sousa Costa. 
 A suspeita é de que uma empresa de consultoria tenha sido contratada por licitações fraudolentas para viabilizar caixa dois na estatal. A empresa de consultoria favorecia outras que, posteriormente, realizava doações eleitorais. 
Verbas, oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, podem ter sido desviadas para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas.
Crimes
Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios. 
O nome Decantação faz alusão a um dos processos de tratamento de água, em que ocorre a separação de elementos heterogêneos. 

Veja Também