Alunos terão tratamento odontológico gratuito

A prefeitura de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai dar inicio hoje, dia 25, a um projeto

Postado em: 25-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos terão tratamento odontológico gratuito

A prefeitura de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai dar inicio hoje, dia 25, a um projeto que visa cuidar da saúde bucal dos alunos da rede municipal da cidade. O projeto Consultório Itinerante vai levar um contêiner equipado com aparelhos de odontologia, dois dentistas e mais dois técnicos para escolas da rede municipal de saúde. Além de atendimentos odontológicos, os profissionais vão conscientizar os alunos para a importância de manter bons hábitos de saúde bucal.
Os atendimentos vão ser realizados por região, e a primeira a ser atendida vai ser a região noroeste de Goiânia, na escola municipal Professora Leonísia Naves de Almeida no Setor Morada do Sol, a partir das 8 horas. Logo após a finalização dos atendimentos nessa escola, o caminhão/consultório vai atender outras unidades da região noroeste. 
Depois de todos os alunos entre 6 e 15 anos de cada região serem atendidos, o contêiner se deslocará para a próxima região, até que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos. 
O projeto Consultório Itinerante foi criado em 2015 pelo Ministério da Saúde e tem parceria com o Ministério da Educação. Alunos da rede pública de 20 estados que integram o programa Saúde na Escola, vão receber atendimentos conforme definição dos hospitais universitários federais. 
Além de ações educativas, preventivas e curativas serão realizados simultaneamente durante os atendimentos odontológicos o ensino de técnicas de escovação e uso do fio dental, aplicação de flúor, monitoramento e troca de escovas, além de restaurações e adequações do meio bucal. Os tratamentos serão realizados mediante autorização dos pais ou responsáveis.
O MEC vai se responsabilizar pela compra e manutenção dos caminhões/consultórios. Já o Ministério da Saúde vai fazer a manutenção dos consultórios e dos materiais que serão utilizados.

Veja Também