Centro de Saúde beneficiará 11 mil

Foi inaugurada ontem a nova sede do Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco, na região Oeste da Capital. A unidade

Postado em: 25-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Foi inaugurada ontem a nova sede do Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco, na região Oeste da Capital. A unidade foi construída pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e será administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Onze mil moradores da área de abrangência do centro de saúde serão beneficiados com os serviços prestados.
O CSF tem capacidade para realizar uma média de dois mil atendimentos mensais. Entre os serviços oferecidos estão consulta médica, de enfermagem, odontológica, sala de vacina e vale exame/chequinho. A unidade conta com cinco consultórios médicos, quatro de enfermagem e cinco de odontologia, sendo um com capacidade para receber raio-X odontológico. A obra teve um investimento total de cerca de R$ 1,9 milhão – incluindo construção e mobiliário -, e área construída de 937,58 metros quadrados.
Com o Puama, a unidade ganhou uma sede moderna e apta para atender as demandas da população da região. O CSF São Francisco iniciou suas atividades em uma unidade adaptada em agosto de 1989. A área de cobertura do Centro de Saúde inclui, além do Bairro São Francisco, os residenciais Jardim Leblon, Cidade Verde, Parque Mendanha, o Bairro Ipiranga e o Jardim Pampulha.
Atualmente, as três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da unidade atendem cerca de quatro mil famílias da região. O coordenador geral da unidade, Luiz Carlos Oliveira, conta que “a SMS de Goiânia estuda a ampliação do número de profissionais da unidade diante do surgimento de novos setores na região, como o Jardim Petrópolis e Santos Dumond”. O CSF São Francisco tem capacidade para abrigar até 10 equipes, cinco em cada período.
O CSF é localizado na região Oeste da Capital e a entrega de medicamentos para os usuários da unidade pode ser feita na Farmácia Distrital Oeste ou nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Bairro Goiá ou Cândida de Morais. O auditório da unidade de saúde tem capacidade para receber grupos de promoção da saúde, como os de gestantes, tabagismo, hipertensão e diabetes.

Veja Também