Ação em escola marca Dia Nacional do Voluntário

Foram expostos alguns tipos de drogas e orientações sobre o mal que elas provocam no organismo

Postado em: 27-08-2016 às 06h00
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Ação em escola marca Dia Nacional do Voluntário
Foram expostos alguns tipos de drogas e orientações sobre o mal que elas provocam no organismo


Da Redação
Uma ação social realizada pelo Centro Goiano de Voluntários (CGV) na Escola Estadual Professor Vitor José de Araújo, no Jardim Curitiba III, marcou a comemoração do Dia Nacional do Voluntário, na sexta-feira, 26 de agosto. O “Dia V”, como foi chamado, contou com a participação de dezenas de voluntários, que levaram diversão, cultura, serviços e informações importantes aos estudantes e familiares.

Um dos estandes mais visitados foi o da Polícia Civil.  Foram expostos alguns tipos de drogas e orientações sobre o mal que elas provocam no organismo. “É bom esse contato dos estudantes porque diminui a curiosidade sobre o assunto. Aproveitamos para fazer um alerta do perigo que as drogas representam”, explica a agente de polícia Flaviane Gonçalves Borges.

Foi montado um escovódromo no local para chamar a atenção das crianças para a importância de cuidar dos dentes. Elas receberam orientações sobre a forma correta de escovação e ganharam kits de higiene bucal. Durante o evento, foram oferecidos suporte jurídico na área familiar, atendimento médico básico e cortes de cabelo de graça.

Continua após a publicidade

As comemorações do Dia “V” contaram ainda com atrações musicais variadas, contação de histórias e apresentações de dança A festa teve também distribuição de lanches (frutas, pipoca, algodão doce, cachorro quente e picolé).

O “Dia V” teve o intuito de promover os valores de união, inserção social, direito à informação e integração da escola com a comunidade. A ação foi direcionada aos 460 alunos com faixa etária de seis a 17 anos, que cursam do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O evento contou com a participação de diversos voluntários, como a assistente social Alessandra Cavalcante. Ela ajudou na distribuição de sucos. Alessandra atua como voluntária no Centro Social Dona Gercina, unidade da OVG que trabalha com adolescentes gestantes. “É um grande aprendizado ser voluntário e gratificante poder ajudar pessoas independente da classe social ou idade”, garante.

O diretor da escola, Dercy Cordeiro Pereira Júnior, afirmou que foi um privilégio receber esta iniciativa na escola. “Os alunos gostaram muito das palestras que foram realizadas aqui ao longo desta semana, foram atividades diferentes e realmente estimulantes para eles,” pontuou o diretor. Ao todo, quatro palestras foram ministradas pelo CGV entre os dias 22 e 25 nesta escola, com os seguintes temas: “A importância do Trabalho Voluntário”, “Direitos e deveres das crianças e adolescentes”, “Prevenção ao uso de drogas” e “Bullying”.

A diretora de Ações Sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) prestigiou o evento festivo. Para ela, ações voluntárias promovem e impulsionam a solidariedade entre as pessoas. “Escolhemos uma escola porque este é um lugar simbólico, que forma cidadãos, e que é por isso também um lugar ideal para estimular a cultura do voluntariado, e essa cultura ajuda a  deixar o mundo mais igualitário, solidário e melhor,” pontuou a diretora.

Veja Também