Campanha arrecada sangue para atender 508 pessoas

A iniciativa também contou com quase 2.000 atendimentos gratuitos na área da saúde

Postado em: 30-08-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha arrecada sangue para atender 508 pessoas
A iniciativa também contou com quase 2.000 atendimentos gratuitos na área da saúde

Da redação

O Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (Sinat-GO) promoveu, nos dias 23 e 25 de agosto, a 12ª edição da Campanha Atacado Solidário – Doe Sangue, Doe Vida. As bolsas de sangue coletadas nas duas datas são suficientes para atender 508 pessoas. A ação aconteceu na Rua José Hermano, no Setor Campinas, no primeiro dia, e na Ceasa, no segundo dia. 
A coleta das bolsas de sangue foi feita pelo Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG), das 08 às 13 horas. A campanha também teve a parceria do Sesc-GO e do Senac-GO, que prestaram os seguintes serviços gratuitos para a população, das 08 às 17 horas: aferição de pressão, exames de glicemia e colesterol, tipagem sanguínea e avaliação nutricional. 
As equipes também distribuíram preservativos e fizeram orientações sobre hipertensão, colesterol, câncer, DST/AIDS, diabetes, saúde bucal, alimentação saudável, prevenção da dengue e esclarecimentos sobre a doação de sangue. Os serviços foram realizados por enfermeiros e técnicos em enfermagem da equipe de Educação em Saúde do Sesc e estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Senac. 
A ação contou ainda com a participação dos estudantes de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), que orientaram os participantes quanto a diabetes, hipertensão e saúde da mulher. No dia 25 de agosto, a Uniodonto Goiânia também promoveu atendimentos de limpeza bucal, com remoção de tártaros e placas bacterianas, além de entregar kits de escovação e promover orientações nessa área. Os atendimentos odontológicos foram feitos pela técnica em saúde bucal, Débora Maia. 
Ao todo, a campanha contabilizou 1.921 atendimentos à população, incluindo os serviços do Sesc, do Senac e da Uniodonto Goiânia. Além de doar sangue e utilizar os serviços de saúde, os participantes puderam concorrer a duas TVs, sendo sorteadas uma em cada local. No primeiro dia, o sorteio foi realizado pelo presidente do Sinat-GO, Paulo Diniz, e no segundo dia, pelo diretor do Sinat-GO e da Ceasa, Orlando Tokio Kumagai. Os ganhadores foram Vera Lúcia Andrade e José Maria da Silva Bueno.
A ação do Sinat-GO contou com o patrocínio de diversos parceiros, sendo eles: Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), JC Distribuição, Unimed Goiânia, Fórmula Produtos Automotivos, Papelaria Tributária, Terra Atacado, Fish Shop e Uniodonto Goiânia. A iniciativa teve ainda o apoio do Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG), Sesc-GO, Senac-GO, Ceasa, Uniap, Tradição Atacadista, Visual Tendas, Governo do Estado de Goiás e Agência Metropolitana de Trânsito (AMT).

Veja Também