Goiás será homenageado em festival na Itália

Esta é a segunda vez que o tradicional evento homenageia Goiás

Postado em: 08-09-2016 às 15h55
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás será homenageado em festival na Itália
Esta é a segunda vez que o tradicional evento homenageia Goiás


O Estado de Goiás será homenageado no Asolo Art Film, festival internacional sobre filmes de arte e biografias de artistas, um dos mais importantes da Europa, promovido pela Associação Cultural  A.L.A. (Armonioso Labirinto Asolano), na cidade de Asolo, no Nordeste da Itália. Este ano, o Asolo Art Film  chega a sua 35ª edição, que é dedicada a Attilio Zamperoni, patrono histórico do festival.
 
Esta é a segunda vez que o tradicional evento homenageia Goiás. A primeira foi em 2015, com a celebração do legado artístico da poetisa vilaboense Cora Coralina. Este ano, recebem as honrarias o mestre Anatone Ramos, escritor de primeira linha da literatura goiana, e Leodegária de Jesus, uma das primeiras mulheres a lançar um livro de poemas em Goiás.
 
Filmes de arte, apresentações de dança, música,  teatro e poesia de todo o mundo, degustações da cozinha brasileira, russa e indianos, e convidados internacionais compõem a programação do festival, que será aberta oficialmente neste sábado, 10 setembro, no Teatro Duse.
 
Além dos anfitriões italianos, o evento reúne artistas de várias nacionalidades, como russos, africanos, brasileiros, portugueses e espanhóis. De Goiás, participa do evento o Superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Nasr Chaul, representando o governador Marconi Perillo e a secretária da Seduce, Raquel Teixeira.
 
Chaul embarca nesta sexta-feira, dia 9, para a Itália, onde pretende estabelecer contatos com a comunidade intelectual e administrativa da cidade, que segundo ele, vai ser muito bom também para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que é promovido pela Seduce, na Cidade de Goiás. “Queremos fazer uma ponte entre a Art Film Festival com o  Fica. Vou procurar lincar toda essa dinâmica cultural que ocorre naquela cidade e naquele país berço da cultural ocidental com o Estado de Goiás”, concluiu Chaul.
(Informações da Seduce)

Veja Também