Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com a reforma, Feira Hippie não será afetada

Expectativa do Paço é que revitalização de ponto turístico seja concluída em 90 dias após início das obras

Postado em: 09-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Com a reforma, Feira Hippie não será afetada
Expectativa do Paço é que revitalização de ponto turístico seja concluída em 90 dias após início das obras

A Prefeitura de Goiânia espera concluir até o fim do ano a revitalização da Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador. O Paço afirma que com a liberação da verba de R$ 7 milhões pelo Ministério da Cultura, divulgada na sexta-feira (2), as licenças ambientais já estão prontas. O projeto já havia sido aprovado em 8 de junho, mas faltava a soluções referentes a delimitação da área.

Nos próximos dias será assinado o convênio do repasse, o que possibilitará a elaboração do processo licitatório a ser lançado em seguida. O secretário de Cultura da capital, Ivanor Florêncio, acredita que 90 dias serão suficientes para a execução dos trabalhos. “São poucas mudanças. São trabalhos de restauração e uma mexida grande, mas não é brusca”, explica.

Os serviços abrangem a Estação Ferroviária e as adjacências do espaço. Como a área a receber obras é limitada, o funcionamento da Feira Hippie não será afetado. Vale lembrar que já existe uma obra vizinha à Praça: a construção de um terminal do corredor BRT Norte-Sul.

Continua após a publicidade

A administração municipal tem a intenção de revitalizar todo espaço da Praça do Trabalhador, mas não há consenso sobre um projeto, nem recursos financeiros disponíveis. Em setembro do ano passado, um projeto de requalificação cedido por empresários do comércio goianiense foi apresentado, mas a proposta enfrentou forte rejeição popular.

Um dos detalhes que pesou no apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à proposta são as características da arquitetura em Art déco. Florêncio ressalta que tem atuado junto aos comerciantes e instituições classistas para resgatar as fachadas em Art déco no Centro da capital, que estão escondidas por letreiros comerciais. “Eu tenho me reunido com eles e nós temos a intenção de restaurar, chegar a um acordo para preservar e embelezar o Centro”, completa o secretário.

Galeria

Na semana que vem, será concluído um projeto da Secretaria de Cultura que fez com que as portas dos estabelecimentos comerciais da Avenida Goiás fossem coloridas por grafiteiros. “É uma galeria aberta e nós já vemos várias pessoas parando, tirando fotos naquele lugar, que é um ponto turístico”, frisa Florêncio.

Veja Também