Comunidades Quilombolas recebem assistência

As comunidades quilombolas reúnem uma população de cerca de cinco mil habitantes em Goiás

Postado em: 15-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comunidades Quilombolas recebem assistência
As comunidades quilombolas reúnem uma população de cerca de cinco mil habitantes em Goiás

O maior Quilombo em extensão territorial do Brasil encontra-se em Goiás, com uma extensa área que guarda grandes riquezas naturais e culturais. O Estado possui uma área com mais de 250 mil hectares de cerrado. Hoje são 33 municípios com comunidades certificadas pela Fundação Palmares, e sete em processo de certificação. Somadas, as comunidades quilombolas reúnem uma população de cerca de cinco mil habitantes em Goiás, que carregam com muita coragem e resistência a história de luta e perseverança de uma raça, parte integrante e indissociável da nação brasileira.
No Estado de Goiás, as políticas públicas voltadas para as comunidades Quilombolas são coordenadas pela Secretaria Cidadã e integram ações efetivas em prol da igualdade sociocultural da sociedade brasileira. Em abril deste ano, a secretária Cidadã, Lêda Borges, e o Presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, assinaram um convênio para beneficiar, de forma emergencial, as Comunidades Quilombolas do Estado de Goiás. Entre os benefícios, já foram entregues 300 (trezentos) Cheques Mais Moradia, na modalidade Reforma e assinatura de ofícios autorizando 300 (trezentos) Cheques Construção.
Em maio e junho deste ano, o Governador Marconi Perillo, juntamente com a secretária Cidadã, Lêda Borges, o Presidente da Agehab, Luiz Stival, e autoridades, realizaram a entrega dos cheques reformas nas Comunidades Quilombola Kalunga do Engenho II em Cavalcante, Monte Alegre, Teresina, Alto Paraíso, Niquelândia, Rufino Francisco, e Flores de Goiás.

Mais Moradia
Reformar e construir moradias para famílias de Comunidades Tradicionais do Estado de Goiás (quilombolas, ciganos, povos de terreiro), é o objetivo dos Programas Habitacionais: Cheque Mais Moradia da Agehab e Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal.
O Programa Mais Moradia, modalidade construção é realizado através do Programa Minha Casa Minha Vida para Comunidades Tradicionais da Caixa Econômica Federal, com contrapartida financeira da Agência Goiana de Habitação (Agehab), complemento este para melhorar a estrutura física e qualidade da casa.
A Secretaria Cidadã atua na articulação junto às associações Quilombolas para a entrega da documentação para o cadastramento de todas as famílias para recebimento dos Cheques Reforma, e trata da formalização do recebimento do benefício para construção das casas e reuniões técnicas para selecionar as famílias.
Além disso, a Secretaria Cidadã realiza a capacitação de líderes quilombolas, faz adesão ao Sistema Nacional de Promoção e Igualdade Racial (Sinapir); e implanta o projeto rede criativa, que fomenta a inclusão e pré-incubação de empreendimentos econômicos criativos nas comunidades quilombolas de Goiás.

Veja Também