PRF intensifica fiscalização na BR 070 e flagra motoristas com excesso de carga

Cana-de-açúcar foi a principal carga transportada em excesso

Postado em: 15-09-2016 às 15h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: PRF intensifica fiscalização na BR 070 e flagra motoristas com excesso de carga
Cana-de-açúcar foi a principal carga transportada em excesso


 
A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta quinta-feira (15) que intensificou a fiscalização na BR 070 e flagrarou motoristas com excessos de carga. Segundo a polícia, a cana-de-açúcar foi a principal carga transportada em excesso. Em muitos casos, esse tipo de carregamento além de exceder o peso suportado pela estrutura do caminhão, ultrapassava as dimensões do veículo, derramando os talos pela via. 
Multa
Os veículos flagrados com excesso de peso foram retidos no pátio do posto da PRF em Jaraguá, região Central do Estado, e liberados somente após fazerem o transbordo das cargas excedentes.
Além da multa prevista no Código de Trânsito, a PRF faz um boletim de ocorrência e encaminha ao Ministério Público denunciando o crime de dano contra o patrimônio público devido aos desgastes provocados na malha viária.
De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os motoristas de caminhão que transportam carga a granel sem lona de proteção serão multados. A multa prevista é de R$ 127. A regra passou a valer desde o dia 30 de junho deste ano. 
Prejuízos
Ainda de acordo com a polícia, o excesso de peso, além de danificar o pavimento asfáltico, aumenta o risco de acidentes. Já o veículo fica com os sistemas de freio, suspensão e tração comprometidos.

Veja Também