Campeões participam de etapa nacional

Estudantes goianos embarcaram para João Pessoa (PA), onde defenderão Goiás na competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O evento nacional se

Postado em: 19-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Estudantes goianos embarcaram para João Pessoa (PA), onde defenderão Goiás na competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O evento nacional se destaca como a maior competição estudantil do Brasil e reúne alunos-atletas de escolas públicas e privadas de todo o País. Treze modalidades estarão em disputa de amanhã(20) a 30 de setembro na categoria infantojuvenil (12 a 14 anos). A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) patrocinou a viagem. 
A delegação goiana é composta por 167 pessoas, sendo quatro dirigentes oficiais, um jornalista, um fisioterapeuta, 19 treinadores/técnicos e 142 estudantes competidores. São 13 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol e vôlei (coletiva); atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez (individual).
“Todos os anos a Seduce é bem representada na competição nacional e essa experiência o aluno leva para vida toda”, afirmou Mauricio Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce e chefe da delegação de Goiás. “Além da parte socioeducacional e o legado superimportante que as competições esportivas proporcionam ao estudante, diversos alunos já foram convocados a participar de jogos específicos da sua modalidade, representando o País. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho”, destaca o superintendente.
Durante as competições, os jovens atletas terão à sua disposição uma gama de eventos paralelos aos jogos. O programa socioeducativo e cultural abrange atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil e uma referência internacional. Consideradas as fases seletivas em todo o País, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e a cerca de quatro mil cidades participantes.
Neste ano, os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio do Governo da Paraíba e o patrocínio máster da Coca-Cola.

Representantes
Liderados pela Superintendência de Desporto Educacional da Seduce, cerca de 15 mil estudantes disputaram, a partir do mês de março, os Jogos Estudantis de Goiás, divididos em três distintas etapas seletivas, sendo elas: a fase Intermunicipal, fase Polos (reunindo os classificados para competições em cinco municípios diferentes) e, por último, a fase Estadual, ocorrida no mês de agosto, em Ceres, e que consagrou os campeões goianos que formam, agora, a delegação que disputará a etapa nacional.
Roriz afirmou estar feliz com todo processo seletivo para a competição e confiante em ótimos resultados no brasileiro. “Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás, de fato, conseguiram reunir o que de melhor temos em Goiás nesta categoria. Não tenho dúvidas que nossos atletas e equipes vão se posicionar bem, como, tradicionalmente, fazem, por exemplo, nas modalidades de judô, natação, atletismo e nos esportes coletivos”.

Veja Também