Meninas de Luz oferece vagas para jovens grávidas

Gestantes recebem acompanhamentos médico, apoio ao pré-natal, odontológico, psicológico, serviço social e nutricional

Postado em: 18-09-2016 às 13h10
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Meninas de Luz oferece vagas para jovens grávidas
Gestantes recebem acompanhamentos médico, apoio ao pré-natal, odontológico, psicológico, serviço social e nutricional


O projeto Meninas de Luz está com inscrições abertas para adolescentes e jovens grávidas. O programa é desenvolvido no Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que funciona em Campinas. Durante o atendimento, que é gratuito, gestantes de 12 a 21 anos recebem apoio e orientações, por meio de atividades nas quais são repassadas informações sobre a gravidez e cuidados com o bebê.
Inscrições
As inscrições são feitas apenas presencialmente, na sede do Centro Social Dona Gercina Borges, na Rua Benjamin Constant, nº 239, em Campinas.
 É necessário apresentar documentos pessoais de identificação, comprovante de endereço e cartão da gestante ou exame de ultrassom. Menores de idade precisam estar acompanhadas do responsável no ato da inscrição.
Atendimento
Durante o atendimento, realizado uma vez por semana no período matutino ou vespertino, as gestantes recebem acompanhamentos médico (apoio ao pré-natal), odontológico, psicológico, serviço social e nutricional. Elas também participam de oficinas de artesanato e trabalhos manuais e de atividades de lazer, como passeios e sessões de cinema.
A equipe que compõe o Meninas de Luz é multidisciplinar e trabalha com as jovens diversos temas relacionados à saúde, educação sexual, planejamento familiar e direitos do cidadão. O atendimento social e de saúde prestado no Centro Social se estende também às jovens grávidas vítimas de violência ou exploração sexual.
O Projeto Meninas de Luz desenvolve ainda o projeto Família Fortalecida que visa trabalhar o fortalecimento dos laços familiares das jovens atendidas durante encontros realizados uma vez por mês. Nas reuniões, as assistentes sociais orientam os familiares e discutem temas diversos, como drogas e alcoolismo, planejamento familiar, economia doméstica, importância do apoio familiar no dia a dia, educação sexual e direitos do cidadão. Além disso, os integrantes do projeto participam de oficinas laborativas (artesanato).
Atendimento pós parto
O projeto Meninas de Luz ainda oferece às jovens mães acompanhamento durante o pós-parto. Nesta fase, elas participam de palestras sobre cuidados com o bebê, recebem apoio médico e odontológico e também integram oficinas artesanais.
O atendimento dura até um ano após o nascimento da criança, inclusive com a distribuição de medicamentos contraceptivos.(Goiás Agora)

Veja Também