UFG está entre as 20 melhores universidades do País

Universidade Federal de Goiás caiu três posições em relação à lista de 2015. Ranking é divulgado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo

Postado em: 20-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é a segunda melhor universidade da Região Centro-Oeste, de acordo com o Ranking Universitário publicado ontem (19) pelo jornal Folha de São Paulo. A instituição ficou em 20º lugar na lista nacional. A melhor universidade do País, segundo o estudo, é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Centro-Oeste, a melhor instituição de ensino superior é a Universidade de Brasília (UNB), que ficou na 9ª posição no ranking nacional. 
No ano passado, a UFG apareceu em 17º lugar entre as melhores universidades e a USP foi classificada com a melhor do Brasil. Neste ano, a UFG aparece em 18º na categoria ‘Ensino’, que leva em conta a quantidade de mestres e doutores no quadro de docentes, quantidade de professores de dedicação exclusiva e parcial e desempenho dos discentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A metodologia adotada para construir a lista leva em conta fatores como o número de trabalhos publicados por professores e estudantes, quantidade de citações recebidas nos artigos científicos e recursos captados em agências federais e estaduais de fomento à ciência e publicações em revistas científicas nacionais. 

Avaliação
Janaína Ferreira, 20, é estudante do  4º período do curso de História da UFG. A graduação ficou em 29º lugar entre todos os cursos de História do País. A discente avalia que a estrutura  física da universidade deixa a desejar, “mas os professores são muito bons e merecem ser mais valorizados”. 
A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti, lembra que mesmo com a queda no quadro geral, a instituição subiu quatro pontos no quesito “inovação”. “É resultado esperado diante das atividades que são desenvolvidas na universidade. Apresentamos também crescimento de pesquisa e pós-graduação e investimos em políticas voltadas para a transferência de conhecimento e cultura empreendedora”, afirma a pró-reitora. 
Em relação ao ranking, Maria Clorinda afirma que nenhum levantamento é capaz de fazer avaliação completa, mas qualifica o resultado deste como positivo. Dentro da produção de conhecimento, entre 2008 e 2016, a UFG registrou 78 patentes, 41 programas de computador e oito marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

Ranking das melhores:
1º – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
2º – Universidade de São Paulo (USP)
3º – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
4º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
5º – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
7º – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
8º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
9º – Universidade de Brasília (UNB)
10º – Universidade Federal do Ceará (UFC)
20º – Universidade Federal de Goiás (UFG)
106º – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)
122º – Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Veja Também