Chuva fraca não alivia ‘calorão’

Órgão alerta para a possibilidade de rajadas de vento, relâmpagos, raios, trovões e até granizo

Postado em: 20-09-2016 às 16h20
Por: Redação
Órgão alerta para a possibilidade de rajadas de vento, relâmpagos, raios, trovões e até granizo

INGRID REIS

 A chuvinha desta segunda-feira (19) não deu a aliviada no calor em parte dos municípios goianos que a população esperava. Contudo, em regiões como no Norte do Estado, que não foram contempladas com pancadas de chuva, a previsão era de chuva para hoje (20). De acordo com o Inmet, a previsão é que as pancadas de chuva isoladas continuem até o dia 2 de outubro. Depois desse período, o calor e a umidade baixa devem voltar.
 
A chuva da última segunda evidenciou a instabilidade climática em diferentes regiões do Estado. Em Anápolis, por exemplo, a água caiu forte alagou ruas e avenidas, em algumas regiões da cidade choveu granizo. Em Quirinópolis, Sul de Goiás, rajadas de vento levantaram uma nuvem densa de poeira o que assustou moradores. No Norte do Estado o clima se manteve quente e estável.  
 
Em Goiás o período chuvoso, que geralmente acontece no fim da primavera e inicio do verão, está previsto para o inicio de novembro.   
 
Frente fria e umidade
 

De acordo com o Inmet, as pancadas de chuva que chegaram no Estado são decorrentes de uma frente fria que estava atuando no Sudeste e favorece um canal de umidade para o Centro-oeste. Além disso, o Estado ainda recebe umidade vinda da região Norte do País.
 
As chuvas em Goiás devem vir acompanhadas de rajadas de vento, relâmpagos, raios, trovões e até granizo.
 
Alerta

 
Neste período devem acontecer rajadas de vento no fim da tarde que podem tumultuar o trânsito. O ideal é que as pessoas evitem sair de casa. Além disso, o Inmet alerta que para não deixarem carros estacionados em baixo de árvores, uma vez que estas podem ceder provocando acidentes. As pessoas devem ainda se prevenir contra descargas elétricas, para isso é necessário buscar abrigo seguro. (Ingrid Reis)

 

Veja Também