INSS inicia ‘pente fino’ em benefícios previdenciários

Primeira etapa da perícia deve atingir 905 beneficiados pelo auxilio doença em Goiânia

Postado em: 21-09-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: INSS inicia ‘pente fino’ em benefícios previdenciários
Primeira etapa da perícia deve atingir 905 beneficiados pelo auxilio doença em Goiânia

Wilton Morais
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a entregar as cartas de convocação para perícia médica de pessoas que recebem o benefício a menos de dois anos. Segundo o Instituto, em Goiânia já foram encaminhadas 57 cartas, na semana passada. Ao todo, 905 pessoas deverão passar pela reavaliação nesta primeira etapa.
Em Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Anápolis, o INSS também já começou o encaminhamento do aviso para os beneficiários. Após o assegurado receber a carta, terá cinco dias úteis para fazer o agendamento da perícia, no telefone 135.
“Ao entrar em contato com o INSS, por telefone o assegurado será encaminhado para o local exato da perícia. Aqueles que não fizerem o agendamento em até cinco dias após o recebimento da carta, o INSS ira suspender o beneficio”, informa o gerente de executivo do INSS em Goiás, Ailto Batista Machado.

Interior
Nas demais localidades do Estado, em municípios que existem apenas um único médico, outros peritos deverão ser encaminhados. “Alem disso, em cidades onde os médicos não aderiram à revisão, outros profissionais serão enviados ou a cidade poderá, caso necessário, transferir o beneficiado para outra localidade”, explica o gerente. 
Segundo Machado, a proximidade da população no interior com o profissio0nal médico interfere na realização da pericia de revisão. “É comum no interior, os médicos não quererem aderir ao programa porque estão muito próximo a população, devido aos laços de amizade serem uma interferência ”.
“Palmeiras de Goiás e São Luiz, contam apenas com um medico, assim que eles aderirem ao programa, as perícias de revisão se iniciam. Neste primeiro momento, onde não tem médico ainda não será feito”, conta o gerente executivo.

Andamento
Conforme o INSS, nas agências com médicos que aderiram ao programa, as perícias já se iniciaram. “Temos que mandar 905 cartas, ainda neste primeiro momento, em Goiânia, assim que forem encaminhadas, temos uma fila com aproximadamente 8 mil pessoas, em Goiânia a espera da revisão”, explica machado.
O Governo Federal dividiu em lotes os beneficiados que entraram no pente fino do INSS, a ideia é facilitar a organização. “Na primeira etapa são pessoas mais novas que estão recebendo o beneficio em longo prazo”, conclui.  
Cada médico fará apenas 4 perícias de revisão, a justificativa é a demanda contínua. Se necessário, o INSS poderá fazer mutirões no sábado para agilizar as demandas do pente fino. 

Continua após a publicidade

Locomoção
Alguns solicitantes do INSS, não possuem possibilidades de se locomover até a perícia de revisão, é o caso de pessoas acamadas. “Na situação de indisposição de ir à pericia, a pessoa deverá agendar de qualquer forma o procedimento, no ato deverá informa o motivo da indisposição, por exemplo, ser acamada e não tem condição de ir, assim o INSS tomará providência para o médico se dirigir na residência do individuo”.
Na gerência do INSS, em Goiânia, o total de médicos são de 76 profissionais. Segundo o órgão, apenas 60 destes fazem o trabalho de perícia. Destes, apenas 80% ou 48 médicos já estão fazendo a revisão de benefícios.
O prazo para conclusão da revisão do auxilio doença irá até julho de 2018. “Neste período será possível realizar todas as perícias em Goiás, até esperávamos uma adesão menor dos médicos, porém a quantidade foi maior”.

Regras para a nova perícia de revisão:

* Cartas de convocação para pericia já começaram a ser entregues
* Na primeira etapa, 57 cartas já foram encaminhadas
* O prazo é de cinco dias para entrar em contato 
* A consulta será agendada pelo telefone 153
* Quem não agendar  terá o beneficio suspenso
* As pericias se iniciam a medida que os médicos aderirem ao programa
* A divisão dos beneficiários em lotes tende a organizar a demanda de revisão
* Dos 8 mil beneficiários que devem passar pela perícia, 905 serão os primeiros.
* Cada médico fará em media 4 perícias de revisão por dia
* Se necessário haverá atendimento aos sábados
* Em casos de impossibilidade de locomoção, acamados por exemplo, a pericia será em casa

Veja Também