Velocidade é a maior causa de mortes no trânsito

Em vias com velocidade máxima de 40 km/h ocorreram 33% dos acidentes fatais em função de velocidade acima da permitida

Postado em: 22-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Velocidade é a maior causa de mortes no trânsito
Em vias com velocidade máxima de 40 km/h ocorreram 33% dos acidentes fatais em função de velocidade acima da permitida

Caio Marx e Jéssica Chiareli 

As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) de Goiânia apresentaram nesta quarta (21) os dados do Projeto Vida no Trânsito, uma análise dos acidentes fatais de trânsito ocorridos na capital em 2015. O estudo, que englobou 197 acidentes com vítimas ocorridos em Goiânia durante o período, reafirmou velhos inimigos da segurança no trânsito, mas também apontou novos perfis e novos problemas. 

Os homens continuam sendo os mais atingidos, representando 82% das mortes, contra 18% de mulheres. No entanto, o perfil delas mudou. Em 2013, as mulheres vítimas eram passageiras, agora elas são as condutoras. 

Continua após a publicidade

A idade também foi outro fator que trouxe surpresas. Tanto para homens, quanto para mulheres, a faixa etária média das vítimas diminui. Em 2013, a idade para elas era 48 anos, hoje é 43. Já para os homens, a idade caiu de 42 para 39. No entanto, os óbitos, de acordo com a faixa etária, estão entre os mais jovens. Quase metade (49%) das vítimas fatais possui entre 20 a 39 anos. 

Motociclistas

Os motociclistas continuam no topo dos índices – ao todo, houve 116 acidentes fatais envolvendo motos. Dos tipos de veículos envolvidos em acidentes fatais, 58% são motocicletas, seguido do automóvel (23%), bicicleta (5%), ônibus (4%), caminhão (2%) e skate (1%), além dos desconhecidos (9%). 

A novidade é que, embora sejam as maiores vítimas, os motociclistas não são os únicos responsáveis pelos acidentes. Os condutores de veículos leves são os campeões em excesso de velocidade, 264 contra 184 dos motociclistas, e avanço de sinal, 46 contra 28. Já em relação aos óbitos de condutores de motos, as maiores causas são por abalroamento, ou seja, quando os veículos se atingem lateralmente, correspondendo a 31% das mortes. Colisão é a responsável por 27%, e choque 25% das mortes. 

Velocidade

Em vias com velocidade máxima de 40 km/h ocorreram 33% dos acidentes fatais em função de velocidade acima da permitida. A velocidade dos veículos tem sempre um papel importante no tempo de reação dos motoristas, dos pedestres e no impacto do acidente que pode vir a acontecer.

Veja Também