Dia D da multivacinação atenderá até 30 mil

A Campanha aplicará todas as vacinas disponíveis pelo SUS

Postado em: 24-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia D da multivacinação atenderá até 30 mil
A Campanha aplicará todas as vacinas disponíveis pelo SUS

A Campanha Nacional de Multivacinação iniciou na última segunda-feira (19) com o objetivo de atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes. O Dia D, de mobilização nacional é realizado neste sábado (24) e visa conscientizar a população sobre a importância de pais e responsáveis manter sempre atualizadas as cadernetas de vacinação de seus filhos com idade de até 5 anos e de 9 a 15 anos. 
Neste ano, pela primeira vez, a Campanha aplicará todas as vacinas disponíveis pelo SUS. O Ministério da Saúde enviou para postos de todo o país 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas; entre elas estão: a imunização contra HPV para meninas, Varicela, Tríplice Viral, VOP (poliomielite), Tetraviral, Febre Amarela, Hepatite A e Pneumo 10.
O Dia D é destinado apenas para as crianças e adolescentes, mas, após as imunizações de sábado, aqueles que ainda não vacinaram seus filhos e os próprios adultos que possuem doses atrasadas podem se deslocar ao posto de vacinação mais próximo para atualizar o cartão. A campanha finda no dia 30 de setembro e, durante os 12 dias de mobilização, trabalharão 350 mil profissionais de saúde em 36 mil postos fixos de vacinação em todo o país.  

Goiânia
A vacinação é realizada hoje em 67 unidades de saúde da capital, as quais funcionarão das 08h às 17h. Além dos postos fixos, que já possuem salas de vacinas, a campanha contará com postos volantes por apresentarem localização estratégica para facilitar o acesso à população. Pais e responsáveis devem levar as cadernetas dos filhos que receberão as imunizações, sem o documento a vacinação não é realizada. 
De acordo com informações da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D realizado em Goiânia deve atender, em média, de 20 a 30 mil pessoas. Após a Campanha, serão apurados quantos cartões foram atualizados e quantos restam a atualizar, a fim de realizar um controle da situação. Por fazer parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação, as doses continuarão disponíveis nos postos de saúde para atender a população. 

Adolescentes
Na Campanha de Multivacinação deste ano as imunizações foram estendidas às crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos pois esse grupo apresenta uma maior resistência às doses. Além disso, segundo a Secretaria, muitos são os pais e responsáveis que acreditam não ser necessária a imunização dos filhos nessa faixa etária. No entanto, nos último anos, tornou-se importante que esse grupo específico reforce algumas doses. O Calendário de Vacinação também incluiu outras vacinas para essa faixa etária, como a HPV, destinada às meninas de 9 a 13 anos. 
 

Veja Também