Pessoas com deficiência ganharam emprego em Dia D

O evento foi realizado para promover a inclusão com a oferta de 600 vagas

Postado em: 27-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pessoas com deficiência ganharam emprego em Dia D
O evento foi realizado para promover a inclusão com a oferta de 600 vagas

A Secretaria Cidadã realizou nesta sexta-feira (23), no Sistema Nacional de Empregos em Goiás (Sine-GO), a Campanha de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD) e de Reabilitados do INSS – Dia D. O evento ofertou 640 vagas de trabalho específicas para este público em todo o estado.
O Sine fez uma parceria com cerca de 10 empresas privadas que ofertaram as vagas de emprego para PCD. Só em Goiânia foram mais de 326 vagas disponíveis. Os trabalhadores receberam, além da orientação profissional, uma orientação previdenciária específica  de pessoas com necessidades especiais e reabilitados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A abertura oficial do evento contou com a presença do secretário em exercício da Secretaria Cidadã, Júlio Paschoal, Marcos Sussumo, coordenador geral de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho; Janilda Guimarães de Lima, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás e Arnaldo Bastos, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, além de gerentes e superintendentes da Secretaria Cidadã. Educandos da Associação Pestalozzi de Goiânia também marcaram presença.
Durante o discurso o secretário em exercício Júlio Paschoal salientou que, apesar da crise, Goiás tem se destacado no cenário nacional na geração de emprego. “Goiás está passando por cima das dificuldades econômicas e tem buscado colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Iniciativas como essa campanha do Dia D fazem parte desse esforço, além do trabalho de ampliação da rede Sine que temos feito em todo o estado”, ressaltou Paschoal.
A abertura também contou com a participação do Coral da Fieg e ainda com uma palestra ministrada pelo Senac, com o tema “Currículo e Marketing Pessoal”, que trouxe orientações para elaboração de currículos e técnicas de entrevistas aos trabalhadores.
Promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho em parceria com secretarias estaduais e a rede Sine, o Dia D tem o objetivo de aproximar empregadores e trabalhadores com deficiência e promover sua inclusão no mercado de trabalho. “Para buscar uma das vagas de trabalho, o trabalhador PCD precisa apresentar documentos pessoais, como Carteira de Trabalho, RG e comprovante de endereço atualizado”, informou o superintendente executivo do Trabalho da Secretaria Cidadã, Jaime Bueno. 
O Gerente de Promoção da Pessoa com Deficiência da Secretaria Cidadã, Willian Veloso, destacou que é necessário que a pessoa busque qualificação profissional para o mercado de trabalho. “Não adianta apenas ter uma vaga disponível no mercado, é necessário ter um diferencial e aqui neste evento os trabalhadores serão orientados para isso”, disse Veloso.

Veja Também