Quinta-feira, 28 de março de 2024

Monumentos históricos de Goiânia são alvos de furtos

Uma alternativa para evitar danos é a troca do material dos artigos históricos por materiais feitos a partir de resina

Postado em: 27-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Monumentos históricos de Goiânia são alvos de furtos
Uma alternativa para evitar danos é a troca do material dos artigos históricos por materiais feitos a partir de resina

Caio Marx

Basta um olhar atento pelas praças e parques de Goiânia que se percebe a ausência de alguns itens que são fundamentais para a história da cidade. Vários monumentos estão sem placas de identificação e alguns foram guardados para evitar furtos ou vandalismo. A Prefeitura de Goiânia gasta em torno de R$ 100 mil por mês para reparar os danos causados a patrimônios públicos. Depredações, furtos e pichações têm sido constante em aparelhos de ginástica, placas, bancos e até mesmo na grama das praças da capital. 

Os ataques ocorrem na maioria das vezes em bairros afastados e na madrugada, quando há uma menor fiscalização.  Os monumentos geralmente são fabricados com um material nobre que é o cobre e são alvos fáceis de usuários de drogas que roubam para manter o vício. Uma alternativa para evitar danos é a troca do material dos artigos históricos, por materiais feitos a partir da resina.

Continua após a publicidade

De acordo com Antônio da Mata, diretor do Museu de Arte de Goiânia, a população deve contribuir na preservação do bem público, com denúncias, por exemplo, á respeito de furtos, mas a obrigação é da força policial. Várias esculturas de Goiânia já foram alvos de furto como o caso da Praça do Violeiro, situada no Setor Urias Magalhães que foi realizado um projeto de revitalização e a escultura foi elevada para não ser tocada com facilidade, durante dez anos a escultura teve falta de peças e foi deteriorada.

Na Praça do Avião, no setor aeroporto, durante 15 anos havia um Caça F-8 doado pela Federação Aérea Brasileira (FAB), mas como era alvo de vândalos foi retirado do local e enviado ao Rio de Janeiro, e teve colocado em seu lugar uma réplica do 14-bis do artista plástico Fernando Nolêtho. Outro alvo na capital foi o Monumento ao Bandeirante, inaugurado em 1942, que é uma escultura em bronze do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, no centro da cidade, que era frequente alvo de depredações, e por isso foi elevado. 

No Parque Nova Esperança, na região noroeste de Goiânia, cerca de 150 metros de fios de cobre usados para iluminação de LED foi roubada semana passada. Também foi levada parte da fiação da Avenida Leste Oeste e da Avenida Anhanguera entre os terminais do Padre Pelágio e terminal do Dergo.

Em entrevista ao O Hoje, Valdemir Passos, subcomandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), afirma que é realizado diariamente pela Guarda um constante patrulhamento nos 30 parques e praças de Goiânia, e que contam com um vídeo monitoramento que é acompanhado diurnamente e realizam ações focadas em impedir os furtos e vandalismos na capital.

Veja Também