SMS orienta sobre surto de diarreia por rotavírus em Goiânia

Principal sintoma é o aumento do número de evacuações que podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal

Postado em: 28-09-2016 às 15h02
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: SMS orienta sobre surto de diarreia por rotavírus em Goiânia
Principal sintoma é o aumento do número de evacuações que podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal


A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) detectou nas últimas quatro semanas oito casos de diarreia causadas por rotavírus, identificados em crianças menores de quatro anos.

A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), sendo o rotavírus o pior agente causador. O principal sintoma é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal e, geralmente, duram de dois a 14 dias. Normalmente acomete mais as crianças e a transmissão se dá por via fecal-oral, pelo contato direto entre as pessoas, por utensílios, brinquedos, água e alimentos contaminados. 

A SMS orienta a população para a prevenção da doença por meio de práticas higiênicas tradicionais como lavagem de mãos, controle da qualidade da água e dos alimentos e destino adequado dos dejetos e do esgoto. O gerente de doenças e agravos transmissíveis, Leandro Nascimento, afirma que 'estes cuidados são imprescindíveis para a prevenção de surtos de diarreia.' Além disso, a vacina oral rotavírus está disponível em todas as salas de vacina das unidades de saúde.

Continua após a publicidade

A gerente de imunização da SMS, Grécia Pessoni, destaca que é importante que as mães não atrasem o esquema de vacinação. A vacina é disponibilizada para crianças de dois e quatro meses de idade, sendo que a primeira dose deve ser feita até os três meses e quinze dias e, a segunda, até sete meses e 29 dias. Se o indivíduo apresentar os sintomas, deve procurar atendimento médico. 

“Os surtos de diarreia por rotavírus devem ser investigados para que medidas mais eficazes de controle e prevenção possam ser adotadas o mais rápido possível”, diz Leandro Nascimento. Por isso, a ocorrência de dois ou mais casos de diarreia em um mesmo ambiente de convivência deve ser notificada à Vigilância Epidemiológica ou Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Goiânia, que funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. 

Além de fornecer orientações sobre a doença, as notificações são redirecionadas para as vigilâncias epidemiológicas locais para investigações e medidas de controle.
 (Foto: reprodução Cedipi)

Veja Também