Prudência pode evitar assaltos a pedestre

Usar bolsas pequenas e não usar smartphones em pontos de ônibus estão entre as dicas de segurança para pedestres

Postado em: 29-09-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Prudência pode evitar assaltos a pedestre
Usar bolsas pequenas e não usar smartphones em pontos de ônibus estão entre as dicas de segurança para pedestres

Karla Araujo
O pedestre é uma das vítimas mais vulneráveis para assaltos. Em uma sociedade que luta constantemente pela melhoria da segurança pública, todo o cuidado possível deve ser tomado na rua ou dentro de ônibus. O comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana Elton Magalhães afirma que a maior inimiga do pedestre é a distração. 
“É comum vermos pessoas com fones de ouvido e mexendo em seus celulares enquanto andam pelas calçadas. Este tipo de atitude faz com que este cidadão seja um alvo fácil para criminosos”, diz Magalhães. O comandante aconselha ainda que as mulheres evitem bolsas grandes, pois o objeto chama atenção. Em locais com aglomeração de pessoas, a bolsa deve ser colocada na frente do corpo.
No ônibus, Magalhães diz que os passageiros devem colocar dinheiro e documentos no bolso da frente da roupa e, sempre que possível, evitar o uso de bolsas. Os celulares também são visados pelos assaltantes, por isso, o comandante recomenda que smartphones sejam deixados em casa. “Se o cidadão precisa de um celular, é melhor usar um mais simples dentro do ônibus”. 
Enquanto espera o coletivo no ponto, o conselho é que o passageiro evite usar o celular e esteja atento aos veículos que passam nas ruas. “Geralmente os assaltos nestes casos são praticados por pessoas em motocicletas. É preciso estar atento”, diz Magalhães. O comandante lembra ainda que em hipótese alguma se deve reagir a um assalto. “Depois a pessoa compra outro celular ou faz novas vias dos documentos. A vida é mais importante”, diz o comandante. 
Para os pedestres, quando estiver sozinho, é recomendado evitar locais desertos ou pouco iluminados e caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito, pois assim fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito. Se perceber a aproximação de uma pessoa em atitude suspeita, aconselha-se que o pedestre entre no primeiro local habitado que encontrar. 

Dicas de segurança para pedestres:
– Não se distrair ao usar smartphone
– Evitar bolsas grandes
– Guardar dinheiro no bolso da frente da roupa
– Evitar usar alianças ou joias
– Não fica sozinho em ponto de ônibus
– Andar no meio da calçada
– Evitar lugares desertos e mal iluminados

Idosa morta em assalto é enterrada
Foi velado e enterrado ontem (28) o corpo de Maura Carlos da Silva (69), idosa morta a facadas após reagir a um assalto no setor Vila Redenção, em Goiânia.  O sepultamento aconteceu no Cemitério Parque Memorial.
O caso aconteceu por volta das 6h da manhã da última terça-feira (27). A idosa se dirigia para uma novena quando foi aborda por um assaltante e se recusou a entregar a bolsa. Após tomar o objeto à força, o criminoso derrubou a senhora no chão e a atingiu com facadas. A vítima não resistiu e morreu no local do crime. 
Na manhã do mesmo dia a polícia montou uma força-tarefa em busca dos responsáveis pelo crime. Na ocasião três suspeitos foram apreendidos com a bolsa e pertences da vítima, contudo não foi confirmado envolvimento dos mesmos com o caso. Ao O HOJE, o delegado Francisco Lipari Filho, responsável pelo caso, afirmou que as investigações estão em andamento e não há novidades. As autoridades têm até 30 dias para finalização do inquérito.

Veja Também