Dia do idoso ganha serviços de rotina oferecidos por instituições

O objetivo da iniciativa é proporcionar o envelhecimento saudável da população

Postado em: 01-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do idoso ganha serviços de rotina oferecidos por instituições
O objetivo da iniciativa é proporcionar o envelhecimento saudável da população

Karla Araujo
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso é celebrado hoje (30). Com o objetivo de proporcionar o envelhecimento saudável da população, instituições públicas realizam diversos serviços de rotina. A titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Maristela Alencar, explica que as ações contribuem para fortalecer a autonomia e, ao mesmo tempo, reforçam os vínculos familiares e comunitários.
A Semas atende aproximadamente cinco mil idosos em unidades assistenciais próprias, conveniadas e parceiras. Nestes locais são oferecidas atividades que contribuem para a valorização e a inclusão do pessoa idosa, por meio de reuniões de grupo, palestras, excursões, hidroginástica, trabalhos manuais, passeios, seminários e participação em grupos artísticos. A secretaria promove as ações em seis grupos culturais para idosos: Dança e Cantares Portugueses, Voz e Violão, Teclados, Grupo de Teatro Senhoras do Cerrado, Terceira Dança e Coral Bem Viver.
Maristela explica que as atividades são realizadas para proporcionar momentos de descontração, interação e socialização entre os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A assistência acontece também nos 15 centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos 12 núcleos de Assistência Social (NAS), nas unidades conveniadas à Semas e pelos grupos parceiros.

Vítima
Pesquisa divulgada pelo Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) aponta 46% das vítimas de atropelamento em acidentes ocorridos em 2015 eram idosos. “Sabemos que os idosos são mais vulneráveis quando circulam como pedestres. A percepção de luz e da velocidade efetiva dos veículos é diferente, então precisam se cuidar ao atravessar as ruas próximas de casa e as ruas da cidade”, explica a assistente social do Núcleo de Vigilância a Violências da SMS, Mary Signorelli.

Delegacia do Idoso recebe oito denúncias por dia
A quantidade de denúncias realizadas à Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) aumentou gradativamente desde que foi inaugurada, em março deste ano. De acordo a titular, Ana Lívia Batista Alves de Paiva, no início da prestação dos serviços, a unidade recebia quatro denúncias por dia, mas em setembro a delegacia chegou a ser acionada até oito vezes no mesmo dia.
Para Ana Lívia, os números expressam que a população tomou conhecimento em relação ao serviço prestado pela delegacia ao longo dos meses. “As pessoas estão descobrindo que existe uma equipe capacitada que dará resposta firme e imediata aos problemas informados”, afirma a delegada. Ainda e acordo com Ana Lívia, o perfil dos denunciantes também mudou, pois era comum que vizinhos e parentes informassem de abusos contra idosos, mas cada vez mais as próprias vítimas estão indo à delegacia para fazer as denúncias. 
Entre as denúncias realizadas, as principais dizem respeito à exploração financeira, física e psicológica e abandono. A estrutura da Delegacia do Idoso permite é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, mas as denúncias também podem ser feitas pelo telefone 3201-1501, pelo WhatsApp no 9 8412-9767 e pela página da Delegacia do Idoso no Facebook.
 

Veja Também