Jabuticabal em Hidrolândia é referência em colheita e produção de jabuticabas

A Fazenda e Vinícola Jabuticabal possui mais de 42 mil pés da fruta

Postado em: 01-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Jabuticabal em Hidrolândia é referência em colheita e produção de jabuticabas
A Fazenda e Vinícola Jabuticabal possui mais de 42 mil pés da fruta

Milleny Cordeiro
As bolinhas arroxeadas despertam olhares famintos e curiosos, principalmente de crianças, pois, como é que uma fruta pode crescer no caule? Adocicada, nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é cultivada em vários estados brasileiros, como Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Mas, é em Goiás que ela mantém um lugar especial: o distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia.
A cidade da região metropolitana de Goiânia é amplamente conhecida como a terra da jabuticaba, com cerca de 193 hectares de área plantada. É nela que se localiza uma das maiores produtoras de jabuticaba do Brasil, a Fazenda e Vinícola Jabuticabal, possui mais de 42 mil pés da fruta. Por lá, um desafio foi lançado ao turista pelo próprio dono: quem comer uma jabuticaba de cada pé ganha a propriedade! Alguém encara?
Sara Ferreira não encarou, mas tentou comer o máximo de jabuticabas possível. Moradora do Jardim Nova Esperança, em Goiânia, ela visitava a fazenda pela segunda vez com a irmã, mãe, filho e sobrinhos. Vitor Hugo de 6, Filipe Augusto de 8 anos e Kauã Ferreira, 11, falaram que a jabuticaba é “bão demais”, ela só não conseguiu ganhar para o banho de rio que os meninos tanto ansiavam.

A safra ocorre uma vez ao ano, geralmente de agosto a setembro. Neste ano, a colheita na Jabuticabal iniciou no dia 3 de setembro e finaliza no próximo dia 12. O tempo é relativamente curto, mas suficiente para receber uma grande quantidade de turistas, cerca de 2 mil pessoas visitam a fazenda e a vinícola aos fins de semana; grande parte delas se deslocam de Brasília para saborear as frutas.
A escolha das frutas é prioridade dos visitantes, que desembolsam até R$ 25 para adentrar no pomar e comer as roxinhas à vontade. Por árvore, a quantidade de jabuticabas pode pesar de 40 a 100 quilos. Ao fim da temporada, o que sobra nos pés é vendido para sorveterias e demais indústrias para produzir alimentos.

Aproveitamento
A Unidade Local da Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ajuda os produtores a realizar o aproveitamento máximo da jabuticaba com a fabricação de vinhos, licores, cachaças, geleias e farofa. E a variedade de produtos não para por aí… Há dois anos, segundo Paulo Antônio Silva, dono da Jabuticabal, a fazenda passou a produzir uma linha de cosméticos a partir do óleo da jabuticaba. Todos os produtos são vendidos no local e os queridinhos dos visitantes são os licores e geleias.

Continua após a publicidade

Benefícios
O consumo da jabuticaba in natura é muito benéfica para a saúde. A nutricionista Larissa Mazocco explica que a casca da fruta possui alto teor de fibra alimentar e compostos fenólicos (as chamadas antocianinas), que estão presentes no pigmento azul-arroxeado. “A jabuticaba tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater o câncer”, diz. Além disso, a polpa branca possui vitamina C e ferro que, juntos, previnem anemia, pneumonia e inflamações na garganta. Por apresentar uma polpa doce, Larissa aconselha a não adoçar a jabuticaba e sempre preferir por consumi-la natural, também em forma de sucos.

Veja Também