Comurg finaliza limpeza de material eleitoral

A chuva da noite do domingo eleitoral (2), favoreceu para o entupimento de varias bocas de lobo

Postado em: 04-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Comurg finaliza limpeza de material eleitoral
A chuva da noite do domingo eleitoral (2), favoreceu para o entupimento de varias bocas de lobo

Wilton Morais

Apesar da redução em 50%, do lixo de campanha despejado na cidade, bastou amanhecer para que os panfletos acabassem com a beleza de Goiânia. A redução é referente à comparação as eleições federais de 2014. De acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a quantidade de lixo recolhido atingiu a marca de 60 toneladas, exclusivamente eleitoral.

Desde a manhã de ontem (3), os funcionários da Companhia já haviam retomado a limpeza as proximidades dos locais de votação. Apesar dos esforços, e da legislação que contribuiu para a redução do lixo, a chuva da noite do domingo eleitoral (2), favoreceu para o entupimento de varias bocas de lobo. 

Continua após a publicidade

Aumento 

De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto de Castro Dias, o lixo atingiu várias bocas de lobo na cidade, porém, durante a chuva do domingo, não havia registro de locais alagados por conta dos santinhos. Já em comparação com as eleições municipais de 2012, o presidente informou que houve um aumento na quantidade de lixo.

Neste ano, a legislação eleitoral passou a considerar crime o despejo do material nas ruas, porém,  a quantidade de lixo recolhido não foi algo proporcional a nova regra. “Campanha eleitoral municipal e diferente de uma com eleição federal e estadual, se compararmos com as eleições de 2012 tivemos um aumento na quantidade de lixo. Naquela ocasião, recolhemos 50 toneladas de lixo, neste ano o numero foi de 60 toneladas recolhidas”, explica. O aumento em relação a 2012 equivale a 10% do lixo.

Sobre os bueiros entupidos, Edilberto relembra a operação realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), durante o período de seca. “Durante este período realizamos uma operação e limpamos as bocas de lobo de toda a Goiânia, com a chuva de domingo eles ficaram entupidos mais uma vez”, considera.

Veja Também