Operação Cata Pneus é encerrada hoje

Em cinco dias de ação já foram recolhidos mais de 26 mil pneus e eliminados 227 focos do mosquito Aedes aegypti

Postado em: 04-10-2016 às 10h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação Cata Pneus é encerrada hoje
Em cinco dias de ação já foram recolhidos mais de 26 mil pneus e eliminados 227 focos do mosquito Aedes aegypti

Com a proximidade do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia deu início, no dia 26 de setembro, a operação Cata Pneus, que se encerra hoje (4). Considerado um dos principais criadouros do Aedes Aegypti, o objetivo da ação é retirar estes materiais do ambiente e realizar a destinação adequada de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Do dia 26 ao dia 30 de setembro, foram recolhidos em Goiânia 26.055 pneus, nos quais foram encontrados 227 focos do mosquito.

Segundo a superintende de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, Goiânia é a segunda cidade com maior percentual de carros por habitante, o que acarreta em um grande número de pneus espalhados pela cidade. “Sabemos que este é um problema do município, temos vários desses materiais sendo descartados de forma irregular e com o inicio do período chuvoso, nós precisamos eliminar qualquer possibilidade de focos do mosquito”, afirma.

Os moradores devem levar os pneus inutilizados das suas residências até os locais de recolhimento no dia e local estabelecidos para cada região, das 8 às 15 horas. Vale lembrar que é de responsabilidade dos produtores, revendedores e da população em geral de acondicionar este materiais de forma adequada, até sua destinação final.

Continua após a publicidade

Índices

O ultimo levantamento de índice de infestação, realizado em maio deste ano, detectou um Índice de Infestação Predial de 0,2%, o menor valor registrado desde 2004 no município. Isso indica que de cada 100 casas visitadas menos de uma apresentava focos do mosquito , o que coloca Goiânia novamente em situação satisfatório no controle do Aedes aegypti de acordo com os indicadores do Ministério da Saúde.

O baixo valor é resultado das ações e mobilizações de controle e fiscalização dos órgãos públicos e privados da capital, dos agentes de combate a endemias, agentes comunitários e da própria população. "É de extrema importância que todos se mobilizem em ações diárias na eliminação de criadouros e no combate ao mosquito em Goiânia", destaca Flúvia Amorim. (SMS)

Foto: divulgação 
 

Veja Também