Veículos estacionam irregularmente na Marginal Botafogo

Motoristas imprudentes reconhecem o erro, mas tentam justificar infração

Postado em: 05-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Veículos estacionam irregularmente na Marginal Botafogo
Motoristas imprudentes reconhecem o erro, mas tentam justificar infração

Caio Marx

Estacionar em local proibido é uma das infrações mais cometidas por motoristas em Goiânia. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), desde o início desse ano já foram registrados em média 100 mil infrações desse tipo na capital. No ano de 2015, foram registrados quase 153 mil infrações de veículos estacionados em local proibido, a média foi de mais 420 autuações diárias.

É proibido estacionar no acostamento ao longo da Marginal Botafogo, mesmo assim o trecho que passa próximo da Rua 44 no Centro, sempre é possível encontrar veículos estacionados, alguns em função de uma oficina de automóveis que fica à margem da via expressa, e outros veículos são de pessoas que vão na parte comercial do Centro, e não estacionam apenas na marginal, estacionam também nas calçadas das proximidades, que também é proibido.

Continua após a publicidade

Motoristas imprudentes reconhecem o erro, mas tentam justificar. “Sei que atrapalha a marginal, porém, não encontro vaga na Rua 44, e meus compromissos são rápidos, o carro ficará estacionado pouco tempo”. Essa desculpa já faz parte da cartilha do cidadão, falar que é já está voltando ou que é jogo rápido afirma a SMT.

Segundo a Secretária Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), o fluxo maior de carros estacionados irregularmente no acostamento da Marginal Botafogo é aos finais de semana, quando há um número alto de pessoas indo à área comercial do Centro. A SMT informou que diariamente agentes de trânsito são enviados ao local e fazem autuação a todos os veículos estacionados no acostamento da via expressa e aos veículos estacionados nas calçadas próximas a Rua 44.

Infração

Estacionar em local proibido, mesmo que seja só por um instante pode resultar em multa e alguns pontos na carteira. Segundo o Detran, estacionamento é a "imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros", mesmo que a motorista permaneça dentro do veículo e com o motor ligado.

Pedestres que passam diariamente na marginal reclamam dos carros estacionados no acostamento da via e em calçadas no mesmo local. “Além de multar, tem que guinchar, tem que prender, tomar carteira para nunca mais fazer isso, porque hoje multa e passa um dia, dois, eles voltam de novo nessa região aqui”, reclamou o vendedor Jorge Muniz

Caso o infrator for autuado, ele será multado de R$ 85,13 a  R$ 127,69 e receberia de quatro a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, caso um fiscal estiver no local, o carro seria guinchado e levado até o pátio da SMT.
 

Veja Também