Quadrilha que adulterava veículos é desarticulada

Operação da Policia Civil cumpriu 15 mandados de prisão

Postado em: 06-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Quadrilha que adulterava veículos é desarticulada
Operação da Policia Civil cumpriu 15 mandados de prisão

Na manhã de ontem (5), a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) deflagrou a Operação Nivis (avalanche em latim), com o objetivo de desmontar uma organização criminosa que atuava na falsificação de documentos de veículos, roubos de automóveis e roubos de carga em Goiânia, Itaberaí, Piracanjuba, além de Barra do Garças, no Mato Grosso. Quinze mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil, dez deles na capital goiana. 
De acordo com o coordenador da operação, delegado João Victor Costa, a quadrilha também praticava extorsões com a ajuda de policiais que forneciam informações aos criminosos, como endereços residenciais. Investigações ainda estão sendo feitas e no momento nenhum policial foi preso. Segundo Costa, os criminosos atuavam há bastante tempo e é alta a possibilidade de existir outros envolvidos nos crimes, inclusive de outros estados, como Minas Gerais. 
A investigação durou cerca de oito meses e, ao todo, foram cumpridos 15 mandados de prisão, duas conduções coercitivas e 19 buscas e apreensão domiciliares, os quais foram decretados pela 10º Vara Criminal de Goiânia. Além das equipes da DERFRVA, a operação contou com o apoio das delegacias estaduais de Investigações Criminais (Deic), Repressão a Narcóticos (Denarc), Repressão a Roubo de Cargas (Decar), Repressão  a Ações Criminosas Organizadas (Draco), Repressão a Crimes contra o Consumidor (Decon) e Grupo Tático (GT-3). 

Perícia
Até o final da manhã de ontem, peritos ainda realizavam analisavam os veículos. No entanto, mais de dez carros roubados já foram identificados, além de dois veículos adulterados, incluindo uma picape S-10. Diversas carteiras de habilitação foram apreendidas, além de placas, um notebook e celulares. O volume do material ainda está sendo levantado. 
A escolha nominal da operação se deve ao fato de os mandados de prisão terem sido autorizados para ocorrer somente após o período eleitoral, quando as prisões ficam impedidas. Nivis significa “avalanche” em latim e é a quinta maior operação realizada pela DERFRVA no último trimestre. 

Ex-diretor do Ciretran também foi preso

Continua após a publicidade

Todos os envolvidos pertenciam a uma única quadrilha, cujos principais líderes eram os primos Rodrigo Ferreira de Souza e Cláudio Roberto Ferreira de Souza, ambos já possuíam passagem pela polícia. A organização criminosa era dividida em pequenos grupos que praticavam os diferentes crimes já citados. “Não existia uma hierarquia na quadrilha, tinha sim pessoas mais a frente, mas todos estavam interligados de forma parecida”, explica o delegado. 
Um dos presos é o ex-diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Itaberaí, Gerson Divino Espíndola. De acordo com o delegado da operação, Gerson utilizava a máquina do Estado para falsificar e adulterar veículos. Por ter ação facilitada no órgão regional do Detran, ele também ajudava no processo de falsificação de documentos e mantinha contato com adulteradores. Jordini Assis da Silva, ex-candidato a deputado federal nas eleições passadas também foi preso na operação. 
A Polícia Civil de Mato Grosso participou da operação com o cumprimento de uma ordem de prisão em Barra do Garças. O criminoso, inclusive, havia sido preso semanas atrás por furto de duzentas cabeças de gado em uma fazenda da região. Do total, dois mandados são de prisões temporárias. Também foram feitos três flagrantes, um por posse ilegal de arma e dois por receptação de veículos roubados e adulterados. 

Veja Também