Saúde confirma mais cinco casos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou cinco casos de Chikungunya, durante o mês de maio, transmitidos em Goiânia. Os dados só

Postado em: 06-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde confirma mais cinco casos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou cinco casos de Chikungunya, durante o mês de maio, transmitidos em Goiânia. Os dados só foram divulgados ontem (5), devido a SMS estar aguardavam confirmação laboratorial do Instituto Evandro Chagas, localizado no Par e que realizava os exames.
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde Flúvia Amorim, foram 14 casos confirmados, apenas neste ano, na capital do Estado. “Dentre as confirmações, cinco pessoas que apresentaram a febre Chikungunya não viajaram para fora de Goiânia. Outros sete casos foram contaminados fora da capital. Enquanto dois não conseguimos determinar o local em que a febre foi adquirida. Os pacientes viajaram em data que se limita, o que impossibilitou saber o local onde a doença foi contraída”, conta a superintendente. 
Nos casos confirmados, a SMS informou que os pacientes tiveram os sintomas ainda no mês de maio. “A época como suspeitos, foi feito bloqueio do mosquito, eliminação de criadouros. Bastou isso para que tomássemos as providencias por parte da SMS, agora o que precisamos é do combate por parte de todos, incluindo a população, para evitar a propagação do mosquito Aedes”.

Alerta
Com o período chuvoso, Flúvia alerta sobre os riscos de contaminação com o mosquito, “corre risco de ter mais”. Eliminar os criadouros do mosquito é uma das principais ações de combate a proliferação da doença. “É preciso redobrar os cuidados, no período seco não era um problema porque não tinha água, agora com esse clima de chuva, as possas de água aparecem. A população precisa ficar em alerta e ajudar no combate”, orienta.
Entre os casos que foram confirmados pela SMS que contraíram a febre Chikungunya, os pacientes possuem idade entre 24 e 25 anos. “O individuo que possui sintomas como febre alta, dores repentinas e intensas em articulações, deve procurar o profissional médico que irá diagnosticar a causa da dor. Procurar a unidade de saúde é essencial”, afirma à superintendente.

Veja Também