ONG promove adoção de cães e gatos

O trabalho resiste por doações e já atendeu milhares de bichinhos

Postado em: 08-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: ONG promove adoção de cães e gatos
O trabalho resiste por doações e já atendeu milhares de bichinhos

É com o intuito de retirar cães e gatos das ruas e dar a eles cuidado, carinho e um lar que o Grupo Miau AuAu realiza ações na capital nos últimos cinco anos, desde a sua criação. Durante todo esse tempo a organização já transformou o destino de milhares de bichinhos em situação de rua com a criação das feiras de adoção. O objetivo é promover entre as pessoas a adoção consciente e responsável, e dar aos cães e gatos o apreço necessário. 

Nesse sentido, o Grupo Miau AuAu realiza neste domingo (9) a 20º edição do Pet’s Day, evento destinado a adoção de cachorros e gatos que ocorrerá na loja Petz, no Passeio das Águas Shopping, das 14h às 19h. Serão disponíveis 50 cães e 20 gatos, todos já vacinados, castrados e vermifugados. Essa edição ganha um tom todo especial, pois é promovida em comemoração ao dia 4 de outubro, dia dos animais. 

Continua após a publicidade

Uma das coordenadoras do grupo, Karen Tosta, afirma que no período de um ano os Pet’s Day já possibilitaram a adoção de 600 animais, sem contabilizar aqueles que ganham um novo humano nas feiras de adoção. “Não consigo precisar, pois realizamos adoções pelas redes sociais também, mas em todos esses anos milhares de cães e gatos já receberam um novo lar”, informa. 

Durante todo o evento a procura pelos animais é muito grande, quantidade que se mantém em crescimento a cada edição. A coordenadora lamenta que os mais desejados sejam os filhotes; neste domingo serão 45 deles disponíveis. No entanto, Karen chama a atenção para a importância de se adotar animais adultos. “Ao final do evento, é possível ver a tristeza dos adultos que ficam. Eles também precisam de carinho e é importante adotá-los”. 

Para levar um bichinho para casa é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação pessoal e comprovante de endereço. Uma triagem e entrevista também são feitas, e o interessado deverá preencher uma ficha e um termo de adoção. Além disso, é cobrada uma taxa-adoção de R$ 30, dinheiro que é utilizado no tratamento e cuidado dos gatos e cães quando são retirados das ruas.

Resgate
Cerca de 90% dos animais são resgatados a partir dos pedidos de ajuda enviados pelas redes sociais ao Grupo Miau AuAu. Em sua página do Facebook, a ONG já possui mais de 33 mil curtidas. Além de pedidos de ajuda, os usuários solicitam a divulgação de cães e gatos desaparecidos. 

Trabalhos sobrevivem de doações
A castração de uma cadela de até 20kg custa R$ 200, um custo muito alto visto o número de animais que são resgatados e cuidados pela ONG até que sejam adotados. Segundo Karen Tosta, o Grupo Miau AuAu sobrevive apenas de doação e nunca recebeu apoio da administração municipal. Além das doações, voluntários também leiloam objetos de suas próprias casas para obter fundos; empresas parceiras também contribuem. 

O Grupo Miau AuAu tem atuado de forma desesperada para conseguir apoio do Zoonoses de Goiânia na castração de cães e gatos. Segundo Karen, o desejo é que o centro atue de forma funcional, realizando castrações dos animais em situação de rua para impedir que novos bichinhos sejam abandonados. “É o mínimo que a gente pede, pois, infelizmente, o projeto da construção de um hospital veterinário público não vai para frente”, diz. 

Apesar de todas as dificuldades, é gratificante para a coordenadora a realização dos trabalhos em favor da proteção desses animais. “Diante dessas situações muita gente fecha os olhos, eu escolhi ver e sair da minha zona de conforto. Escolhi mudar a realidade desses animais e, assim, me sinto útil à sociedade”, afirma. 

Veja Também