Tecnologia ajuda a prevenir tragédias ambientais

Duas estações pluviométricas funcionam em Goiânia e outros nove equipamentos devem ser instalados nos próximos meses

Postado em: 08-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia ajuda a prevenir tragédias ambientais
Duas estações pluviométricas funcionam em Goiânia e outros nove equipamentos devem ser instalados nos próximos meses

A chuva constante que caiu na Região Metropolitana de Goiânia no início desta semana trouxe à tona mais uma vez a preocupação com os alagamentos. Mesmo sem nenhuma ocorrência nas 14 áreas de risco da capital nos últimos dias, a Defesa Civil trabalha para instalar duas estações hidrológicas na semana que vem.

O equipamento foi doado ao município pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Continua após a publicidade

Ao todo, o município recebeu duas estações hidrológicas e dez estações pluviométricas. A primeira terá como função monitorar o aumento de água em determinados rios e córregos que passam pela Capital. Com isso, será possível alertar a população sobre a possibilidade de enchentes e alagamentos. De acordo com o chefe do Setor de Apoio Técnico da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Cidicley Santana, o órgão estuda uma forma de informar aos moradores destas regiões por meio de um aplicativo para smartphone, para tornar a serviço mais eficiente. 

Das dez estações pluviométricas, três já estão instaladas em prédios públicos do Jardim Curitiba, Setor Perim e São Judas Tadeu. O equipamento do Setor Perim é único que ainda não funciona, pois aguarda manutenção. As demais estações pluviométricas devem ser instaladas nos próximos meses. Segundo Santana, a Defesa Civil recomendou que as estações hidrológicas fossem colocadas em uma ponte do Córrego Cascavel que liga a Vila Aurora ao Setor Campinas; o outro equipamento deve ser colocado na divisa entre o Campinas e o Jardim Progresso. Uma equipe do MCTI virá a Goiânia na quarta-feira (12) para fazer a instalação. 

Chuva continua na próxima semana 
O mês de outubro terá períodos de chuva e seca intercalados, de acordo com divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia/Goiás e Tocantins (Inmet/GO-TO). Nos seis primeiros dias desse mês choveu 67.2 mm, cerca de 40% do total esperado para todo o mês. A chefe do Inmet/GO-TO, Elizabete Alves Ferreira, explica que o tempo instável é comum nesta época do ano. 

Há previsão de chuva para este fim de semana em algumas regiões de Goiânia, mas não será forte. A próxima semana também deve ter tempo fechado. Entretanto, a semana seguinte deve ter dias ensolarados e secos, o que trará também temperaturas elevadas. 

Santana afirma que as 14 áreas de risco e alagamento da Capital são monitoradas da mesma forma em períodos de chuva e estiagem. “Não tivemos nenhum dano considerável com a chuva constante dos primeiros dias de outubro, mas nossas equipes estão em alerta”, afirma Santana. A Defesa Civil também faz trabalho preventivo nos meses de seca visitando outros 55 pontos de risco mapeados em Goiânia.

Veja Também