“Ser professor é transformar vidas”, avalia educadora

Dia do Professor homenageia uma das profissões mais importantes e vitais da sociedade

Postado em: 15-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: “Ser professor é transformar vidas”, avalia educadora
Dia do Professor homenageia uma das profissões mais importantes e vitais da sociedade

Caio Marx

É comemorado neste sábado (15) o Dia do Professor, profissional que merece mais que um dia, merece valorização, boas condições de trabalho e muito respeito. O professor é responsável pela formação de médicos, engenheiros, advogados e outros professores. 

Ser professor atualmente é viver seu tempo com consciência, ter flexibilidade e saber lidar com todas as diferenças da sociedade para poder ajudar o aluno a refletir.  Nos primeiros anos de vida, as crianças buscam referência nos pais. Depois, os modelos são encontrados também na escola. 

Continua após a publicidade

Para Eveline Message, professora de literatura e linguística, que lecionou em São Paulo e, posteriormente, veio para Goiânia, “ser professora é uma profissão que transforma vidas”. Ela afirma para se tornar professor é importante amar a profissão, “os desafios são enormes, mas precisam ser superados”.

Eveline relata que deu aulas a um aluno hiperativo e com déficit de atenção que frequentemente tirava notas baixas, necessitando que ela o ensinasse de forma diferenciada respeitando o seu tempo de aprendizagem, e que se emocionou ao corrigir a prova de literatura e notar que seu aluno, mesmo com suas limitações, havia conseguido tirar uma boa nota na disciplina que ela o ensinou. Além da nota viu que ele realmente havia entendido os ensinamentos e naquele momento compensou todo o seu empenho e dedicação.

Para o professor de escola pública, Rodrigo Mendes, é necessário compreender que ser professor é muito mais do que apenas transmitir conhecimento, é conviver com as mais variadas pessoas e situações e agir como um verdadeiro filtro do mundo, tendo a capacidade de orientar e capacitar a utilização do cérebro. Ele ressalta que antes de alguém decidir ser professor deve ter a consciência de que a profissão tem uma importantíssima função social.

Desvalorização

Transmitir conhecimentos não é uma tarefa simples, principalmente em uma sociedade onde o professor cada vez mais sofre com a desvalorização e recebe muitas vezes pouco respeito por parte dos governantes e até dos alunos. Sem que exista investimento na qualificação e no salário do professor, não se tem renovação, e não é possível melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Para Rodrigo Mendes, professor de escola pública, “a falta de valorização tira ótimos profissionais da sala, e desmotivam outros que continuam lecionando, mas não com o mesmo empenho do inicio. Os discursos não servem mais, a situação me parece óbvia, ou se investe em educação, e especialmente nos professores, ou teremos sempre essa mesma educação escolar, falha e desestimulante, tanto para o aluno quanto para o professor”, afirma o professor.

Todo professor que trabalha com educação, seja ela educação infantil, ensino fundamental ou ensino superior, está formando cidadãos que construirão a sociedade em que vivem. A sociedade e o poder público principalmente devem se convencer de que necessitam de professores bem preparados e capacitados para que a educação no Brasil possa finalmente melhorar.
 

Veja Também