Shopping realiza ação social ‘loja rosa’

Iniciativa comemora Outubro Rosa e comercializa objetos em prol da APCAM, entidade que dá apoio a mulheres com câncer de mama

Postado em: 20-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Shopping realiza ação social ‘loja rosa’
Iniciativa comemora Outubro Rosa e comercializa objetos em prol da APCAM, entidade que dá apoio a mulheres com câncer de mama

No mês em que se celebra a luta contra o câncer de mama e sua prevenção, o Shopping Estação Goiânia realiza mais uma edição da Loja Rosa, espaço que comercializará itens na cor rosa entre os dias 15 e 30 de outubro em prol da Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas (APCAM). Para atender ao público visitante, vendedoras muito especiais: pacientes em tratamento ou voluntárias que já venceram a luta contra o câncer de mama. Além da loja, uma variada programação, como palestras, oficinas, aulões de dança, exposição e outras atividades estão previstas, além do concurso para escolha da Miss APCAM. 
A Loja Rosa tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, alertando as mulheres para a importância do autoexame das mamas e do exame de mamografia, que devem ser realizados anualmente por aquelas que estejam acima dos 40 anos de idade. A iniciativa ainda visa a arrecadar fundos para a APCAM, que oferece apoio biopsicossocial aos portadores de câncer de mama por meio de uma equipe multidisciplinar formada por mastologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HC/UFG, que atendem quase 1 mil pacientes em tratamento deste tipo de câncer.
Para tanto, a iniciativa promove o Bazar Rosa, com uma variedade de objetos da cor rosa como roupas, sapatos e acessórios, tapetes, panos de prato e outros itens de artesanato doados ou confeccionados pelos voluntários da APCAM. A assistente social da APCAM, Denise Ferreira Magalhães, salienta a necessidade de ações como essa. “Precisamos chamar atenção das mulheres para a conscientização da doença. Muitas não fazem o exame por medo de descobrirem algo. O que queremos é conversar diretamente com elas e dizer que o câncer é uma realidade, mas que se descoberto cedo é passível de tratamento.”

Atividades
Além da Loja Rosa, o shopping promoverá diversas outras atividades dentro do tema, como exposição de fotos de pacientes, palestras sobre prevenção e oficinas de turbante, amarração de lenços, nutrição e de almofadas de corações para cirurgiadas de câncer de mama. Aulas de forro e zumba, apresentação de coral da 3ª idade e apresentação e dança flamenca prometem animar os visitantes e mostrar que a dança pode ser terapêutica. 

Veja Também