Vacinação antirrábica atinge 80% da meta

A Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO), com o apoio das secretarias municipais de saúde, obteve na terça-feira, dia 18, o percentual

Postado em: 20-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinação antirrábica atinge 80% da meta

A Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO), com o apoio das secretarias municipais de saúde, obteve na terça-feira, dia 18, o percentual de 80,01% de animais vacinados contra a raiva. A meta é a de imunizar no mínimo 80% do total de 1,235 milhão de cães e gatos existentes em Goiás. No entanto, a superação da meta é desejada e estimulada pela Vigilância em Saúde.
A Campanha de Vacinação Antirrábica prossegue até 30 de outubro e ainda há municípios que não vacinaram nenhum animal ou em que a cobertura está baixa. Para a gerente de Vigilância Epidemiológica, Magna Maria de Carvalho, é possível melhorar a cobertura vacinal contra a raiva. “Essa campanha é muito importante para evitarmos a circulação do vírus entre os animais domésticos, principalmente agora que convivemos com um racionamento importante da vacina antirrábica humana”, afirma Magna.
Segundo ela, a coordenação de Zoonoses da Suvisa/SES-GO registra mensalmente cerca de 1.900 casos de acidentes provocados por animais em humanos. Graças ao trabalho de vigilância, não há registro da doença em Goiás. O último episódio de raiva animal no Estado foi transmitido pela variante canina e datado de 2002 e o de raiva humana, também transmitida pela variante canina, foi em 2001.
“A participação da comunidade é muito importante para evitar a disseminação dessa doença. Nenhuma outra enfermidade infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada como acontece com a raiva humana”, alerta Fabrício de Sousa, coordenador de Zoonoses da SES-GO”, disse a gerente.

Veja Também