Água suja incomoda moradores de Aparecida

Em tom amarronzado, o líquido tem atrapalhado afazeres domésticos e o consumo saudável

Postado em: 20-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Água suja incomoda moradores de Aparecida
Em tom amarronzado, o líquido tem atrapalhado afazeres domésticos e o consumo saudável

Milleny Cordeiro

Abrir a torneira tem sido uma prática decepcionante para moradores do setor Colonial Sul, em Aparecida de Goiânia. Isso porque a água fornecida por meio da Saneago está com a coloração amarronzada e tem atrapalhado a rotina de afazeres domésticos dos moradores e, principalmente, o cuidado com a hidratação do corpo e a preparação de alimentos, que influenciam diretamente na saúde das pessoas. 

O problema tem ocorrido há semanas e tem atingido regiões próximas do setor também. Elenice Vicente, 29, moradora do Colonial Sul, reclama que a situação tem tirado o seu sossego na hora de lavar roupas. Ela adquiriu uma máquina justamente para amenizar o trabalho dentro de casa, mas não é exatamente isso o que tem acontecido. A cada etapa da lavagem, ela precisa retirar as roupas do equipamento para garantir que o próximo jato de água, caso caia sujo, não chegue a manchar as roupas. 

Continua após a publicidade

Algumas blusas e camisetas brancas dos filhos pequenos ficaram manchadas após entrarem em contato com a água suja. “Eu não tenho sossego, trabalho fora e não posso mais deixar a máquina bater sozinha, até mesmo quando estou aqui. Preciso estar olhando sempre”, diz. Elenice teve que comprar um purificador de água para garantir a preparação dos alimentos e o próprio consumo puro do líquido. “Você paga uma água cara para ela vir desse jeito, sem qualidade, como é que faz?”. 

Mais gastos

Além dos talões que chegam todo o mês, Maria de Fátima, 59, precisou aumentar os seus gastos com a água para consumir e cozinhar. Por semana são dois galões de cinco litros para atender a necessidade da família. Ela se mudou há seis meses para o setor, mas já planeja se mudar novamente. O desejo dela é até justificável pelo tipo de solo da região em questão, e é o que influencia o tom da água.

Saneago

De acordo com o gerente de negócios da Saneago da regional de Aparecida de Goiânia, Reigiele Alves dos Santos, a água se encontra nesse estado devido à presença muito forte de minerais como o ferro e o magnésio, os quais influenciam na coloração da água. Esse problema pode ser resolvido com o tratamento adequado da água, que consiste na limpeza da rede que abastece o setor.

No entanto, o problema ainda não foi sanado porque os moradores não reclamaram diretamente na Saneago. “A gente não tinha nenhuma informação sobre esse estado da água, sem que a reclamação chegue é impossível fazer algo”, afirma Reigiele. O tratamento dura em média uma hora; para que uma equipe possa ir até o local, os moradores devem ligar no 0800 645 0115 e fazer a solicitação. 

Veja Também