Aparecida quer mudar de nome

Um projeto de lei do deputado estadual Paulo Cézar Martins (PMDB) propõe mudar o nome de Aparecida de Goiânia para Aparecida de Goiás

Postado em: 20-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida quer mudar de nome
Um projeto de lei do deputado estadual Paulo Cézar Martins (PMDB) propõe mudar o nome de Aparecida de Goiânia para Aparecida de Goiás

Caio Marx

Tramita na Assembléia Legislativa de Goiás um projeto de lei do deputado estadual Paulo Cézar Martins (PMDB), que propõe mudar o nome da segunda maior cidade de Goiás. Aparecida de Goiânia pode vir a chamar Aparecida de Goiás. O deputado diz ter a necessidade da realização de um plebiscito para saber a opinião dos aparecidenses, mas a idéia surgiu dos pedidos de vários moradores, porém, entre eles a idéia da troca não é unânime.

Em entrevista ao O Hoje, o deputado afirmou que a cidade passa por uma grande fase de desenvolvimento industrial e cultural e o novo nome irá enaltecer Aparecida. “a cidade cresceu e tem uma grande participação no desenvolvimento do estad. Então a mudança é necessária para estabelecer um sentimento de pertencimento aos aparecidenses”, afirmou o deputado.

Continua após a publicidade

A matéria da mudança do nome para Aparecida de Goiás está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e o relator será o Deputado Estadual Santana Gomes (PSL). 

Entre os moradores de Aparecida a idéia da mudança de nome da cidade provoca opiniões divergentes. Para Lucas Gomes, estudante universitário e morador de Aparecida, “a mudança de nome é positiva, pois a cidade ganhará autonomia e visibilidade”. Para ele, o nome Aparecida de Goiânia remete ao tempo que a maioria dos habitantes trabalhavam em Goiânia e iam apenas dormir em Aparecida. Atualmente, a cidade é independente e vem se desenvolvendo com o passar dos anos, por isso, a cidade necessita de um nome com autonomia. 

A comerciante Maria Julia Oliveira possui loja de roupas em Aparecida, e discorda da mudança de nome da cidade, pois a economia está em momento crítico e para ela essas alterações levam a gastos fora de hora. “Será necessário que façamos alterações nos documentos da loja que são muitos, nos carros com trocas prováveis das placas e documentos, e isso não sai barato”, Afirma à comerciante.

A cidade passou por várias alterações em seu nome. Em 1922 se chamava Povoado de Aparecida, depois passou para Vila Aparecida de Goiás em 1958, no mesmo ano sofreu alteração para Goialândia, mas não foi aprovado pelos moradores. E somente em 14 de novembro de 1963 adotou o nome atual.

Veja Também