Cartório na era da certificação digital

Diversos órgãos públicos já incorporaram a tendência de digitalização dos seus processos

Postado em: 21-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Diversos órgãos públicos já incorporaram a tendência de digitalização dos seus processos

Caio Marx

Diversos órgãos públicos já incorporaram a tendência de digitalização dos seus processos, e continuam a prestar serviço público, pois a revolução digital veio para melhorar o trabalho dos gestores de cartórios. Entre os benefícios que o cartório pode usufruir, destacam-se a agilidade na busca por informações, preservação dos documentos originais e a possibilidade de visualizar documentos em formato ampliado.

Para o usuário, os benefícios poderão ser seus documentos profissionais e pessoais digitalizados com fé pública e hospedados em servidores seguros, ganhando velocidade no dia a dia e significando agilidade na guarda e circulação de documentos autenticados.

Continua após a publicidade

O Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia vem implantando na cidade uma ética de resultados, promovendo inovações tecnológicas, técnicas e administrativas visando oferecer excelência na prestação de serviços. Para o cartório, administrar e organizar a informação são atualmente uma preocupação entre as entidades públicas e privadas, por isso, vem contando com a digitalização para uma facilidade de pesquisa e uma diminuição do espaço.

Em entrevista ao O Hoje, o titular do cartório, Igor França Guedes, ressaltou que assumiu a administração do cartório com a principal preocupação no serviço que era prestado a sociedade, implantou então um sistema de pesquisa de satisfação para que o cartório tivesse um retorno em relação aos serviços prestados. Empreendeu várias atividades para melhorar a gestão conseguindo padronizar a qualificação dos títulos.

Em conjunto, o quadro dos funcionários foi aumentado em 160%, e foram realizadas atividades para melhorar a gestão da serventia padronizando a qualificação dos títulos e implantando um novo sistema de registro de imóveis reduzindo os prazos que variavam entre 30 á 40 dias e agora podem ser realizados em até 48 horas para uma maior satisfação do usuário. 

O Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia recebeu o Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR 2015 (PQTA) e e recebeu indicação para concorrer a um prêmio de qualidade no México ainda neste ano. O cartório é pautado, sobretudo, na segurança jurídica, no respeito ao usuário, no uso da tecnologia e no diálogo com novos desafios apresentados pela sociedade.

Veja Também